2016-09-29

'Mudei de empresa e meu rendimento caiu por causa do ambiente desorganizado. Atribuo a queda a mim?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2016, com um ouvinte que mudou para uma empresa com o ambiente de trabalho desorganizado e teve uma queda de rendimento.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Mudei de empresa e meu rendimento caiu por causa do ambiente desorganizado. Atribuo a queda a mim?'

ambiente de trabalho desorganizado

Escreve um ouvinte: "Fui contratado por uma empresa que esperava muito do meu trabalho, devido à minha formação e, principalmente, a meu bom desempenho nas entrevistas. Isso faz alguns meses. Só que encontrei um ambiente de trabalho altamente desorganizado, sem normas, nem rotinas claras, e isso prejudicou o meu rendimento desde o início. Meus resultados têm ficado bem abaixo das expectativas e não sei se devo atribuir isso a mim mesmo ou ao ambiente caótico da empresa."

Muito provavelmente a você mesmo, não por incompetência, mas por não ter entendido o ambiente. Não conheço nenhuma escola de negócios que ensine a seus alunos como se comportar em uma empresa sem rotinas. Pelo contrário, as escolas enfatizam a necessidade da organização e é nela que a grade das matérias se baseia.

Acontece que uma infinidade de empresas bastante lucrativas adota esse sistema dito caótico, que as escolas rejeitam. Essas empresas confiam muito mais na capacidade de seus funcionários para encontrar soluções do que em oferecê-las previamente através de manuais de operação.

Eu acredito, e isso é um elogio, que nas entrevistas você tenha convencido os entrevistadores de que seria pró-ativo, incansável, criativo e disposto a correr riscos, porque esse era o perfil desejado nos novos contratados. Resta-lhe agora fazer o que você induziu os entrevistadores a acreditar que você poderia fazer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: