2016-10-04

'Planejo construir casas populares para revendê-las' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/10/2016, com uma ouvinte empregada que planeja construir casas populares para revendê-las.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Planejo construir casas populares para revendê-las'

construção de casas populares

Escreve uma ouvinte: "Eu e mais dois amigos estamos empregados, mas insatisfeitos com o que ganhamos. Cogitamos juntar nossas economias e começar a construir casas populares para revendê-las. As contas que fizemos indicam que podemos extrair resultados compensadores dessa empreitada, mas apreciaria ouvir a sua opinião."

Muito bem. Vou me limitar a casos concretos que presenciei, começando por um gerente que eu tive no começo da minha carreira.

Na época, a situação econômica do país era mais favorável do que a atual, e ele e mais um sócio decidiram fazer o que você e seus amigos estão cogitando. Os lucros seriam reinvestidos em mais casas e, na avaliação deles, em três anos eles já não precisariam mais trabalhar em empresas.

Resultado: eles não conseguiram nem terminar o primeiro projeto, acumularam dívidas e ainda prejudicaram as carreiras. A explicação do meu gerente foi a de que para manter os custos sob controle, o acompanhamento precisava ser presencial, integral e minucioso. Só dar uma passadinha diária para ver as obras não foi suficiente.

Todos os outros casos que vi depois foram pelo mesmo caminho. O ramo de construção civil requer atenção irrestrita. Caso contrário, os custos irão extrapolar o orçamento.

Isso não quer dizer que vocês devam desistir sem tentar. Talvez vocês sejam mais competentes ou tenham mais sorte. Mas sugiro que não apostem todas as economias num ramo novo que não conhecem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: