2016-10-31

'Quase 70% dos alunos em minha faculdade querem abrir negócios próprios' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/10/2016, sobre jovens e o empreendedorismo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Quase 70% dos alunos em minha faculdade querem abrir negócios próprios'

empreendedorismo

Um ouvinte escreve: "Sou professor e estou espantado com uma pesquisa que fizemos em nossa faculdade. Perto de 70% dos alunos responderam que pensam em abrir negócios próprios, em vez de tentar carreiras em empresas. Você acha que isso é passageiro ou é mesmo uma mudança radical na mentalidade dos jovens?"

Pode ser que o número daqueles que realmente irão empreender seja bem menor do que a pesquisa indicou. Mas ela mostrou que a geração atual deixou de ter o emprego formal como primeira preferência profissional.

É verdade que a crise econômica também contribui, mas já tivemos outras crises antes e não houve essa tendência de partir em massa para negócios próprios.

Este ano, projetando-se os dados conhecidos até agora, irão surgir perto de 2 milhões e 200 mil novos negócios formais no Brasil. No ano passado, foram perto de 2 milhões. Somando-se a isso os negócios informais, aqueles sem registro, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros se tornaram, ou se tornarão, empresários. É um número espantoso, porque em 100 anos de república, o Brasil não chegara a atingir 5 milhões de pequenos negócios formais.

Além do número de empregos estar proporcionalmente diminuindo ano a ano nesse século, há também o fato de que os salários iniciais são baixos e continuarão a ser durante anos, para a maioria daqueles que optam por empregos formais.

Ser empreendedor é acreditar que a solução está nas próprias mãos. E isso já é um progresso por si mesmo. As nações mais poderosas do mundo cresceram porque tiveram grandes empreendedores.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: