2016-10-03

'Sou funileiro e ganho mais que um gerente de grande empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/10/2016, sobre como cursos técnicos são uma boa opção para jovens em início de carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Sou funileiro e ganho mais que um gerente de grande empresa'

funileiro

Um ouvinte escreve: "Estou com 29 anos e sou funileiro. Tive pouco estudo e aprendi a minha profissão na prática. Um dia desses, uma figura muito distinta, de terno e gravata, me trouxe o carro para consertar uma raspada. E sem que eu perguntasse, ele me falou que era gerente de uma empresa famosa. Fiquei impressionado. Mas aí ele me disse quanto ganhava e eu descobri que ganhava mais do que ele, com o meu servicinho sem charme. Fico me perguntando: o que teria acontecido se eu tivesse feito faculdade e arranjado um emprego de escritório em uma empresa famosa?"

Vamos lá. A diferença entre você e o distinto gerente seu cliente é que você tem uma profissão e ele tem um cargo. Profissões como a sua são sólidas, enquanto cargos são voláteis. Eles podem ser retirados porque pertencem à empresa, e não ao ocupante.

Eu já afirmei várias vezes que jovens deveriam fazer um curso técnico em vez de partir diretamente para um curso superior. Como há anos isso não vem acontecendo, estão faltando técnicos no mercado de trabalho e sobrando formandos. Logo, pela elementar lei da oferta e da procura, técnicos ganham mais e correm menor risco de ficar sem emprego.

A sua opção por uma profissão pode ser menos charmosa aos olhos do público, mas o que conta é o quanto ela rende. Aparentemente você está feliz com a sua escolha. E muitos jovens também estariam se tivessem optado por um curso técnico como passo inicial da carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: