2016-11-16

'Ainda compensa fazer faculdade ou é melhor partir para o negócio próprio?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/11/2016, com um ouvinte que está em dúvida se faz uma faculdade ou se abre um negócio próprio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Ainda compensa fazer faculdade ou é melhor partir para o negócio próprio?'

aprendizado

Um ouvinte pergunta: "Com essa crise e tantos desempregados, ainda compensa fazer faculdade ou seria melhor já partir para um negócio próprio?"

Bem, uma coisa não elimina a outra. O estudo superior não se limita a obter o diploma e a conseguir um emprego. O aprendizado lhe será útil por toda a vida, e não por um momento específico.

Mesmo que você opte por abrir o seu negócio próprio, o que você aprenderá numa faculdade de administração, por exemplo, será de grande valia na gestão da sua empresa.

Outro ponto importante é que a economia brasileira é errática, oscilando para cima e para baixo de tempos em tempos. Desde a proclamação da república, passamos por períodos em que o mercado de trabalho mais contrata do que demite e períodos como o atual, em que mais se demite do que se contrata.

Crises não costumam durar mais que três ou quatro anos. E quando a presente situação mudar, você tanto poderá estar plenamente satisfeito com seu negócio próprio ou poderá estar cogitando ter um emprego, com rendimento fixo mensal e os benefícios correspondentes. Nesse segundo caso, você precisará de um curso, técnico ou superior, para ser considerado para uma boa vaga.

Portanto, estudar nunca é perda de tempo ou desperdício de recursos. É uma das bases sobre as quais você assentará o seu futuro. Porque as crises são passageiras, mas o aprendizado é permanente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: