2016-11-21

'Fiquei quatro meses no emprego e fui desligada por baixo rendimento' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/11/2016, com uma ouvinte que foi dispensada do seu último trabalho por baixo rendimento e não sabe o que dizer em entrevistas para novos empregos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Fiquei quatro meses no emprego e fui desligada por baixo rendimento'

mulher sendo demitida

Uma ouvinte escreve: "Fiquei somente quatro meses em um emprego. Fui desligada com a explicação de que o meu rendimento estava abaixo do esperado, sem que eu tivesse recebido qualquer aviso anterior de meu superior de que isso estivesse ocorrendo. Como posso explicar isso em entrevistas?"

Depende do seu histórico. Se você passou por outras empresas e permaneceu nelas por períodos aceitáveis, a explicação será mais fácil. Se você tem um histórico de ficar pouco tempo em cada emprego e esse foi só mais um, qualquer explicação será ouvida com desconfiança por recrutadores. E se esse foi o seu primeiro emprego, você terá que tentar entender os motivos para que eles não venham a se repetir em futuras empresas.

Qualquer que seja o seu caso, um desempenho abaixo do esperado pode significar várias coisas. A mais elementar é que havia metas mensuráveis e você não conseguiu atingi-las. A mais nebulosa é que a empresa esperava coisas como pró-atividade, cooperação e flexibilidade, que são mais simples de definir numa frase do que de colocar em prática no dia a dia.

Se você não conseguir entender qual foi a razão da sua dispensa, será difícil explicá-la em entrevistas. E culpar somente a empresa será a forma menos indicada de você angariar simpatia de recrutadores. Em caso de dúvida, você pode usar o argumento da crise, que é o mais comum atualmente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: