2016-11-22

'Me arrependi de empregar um parente e quero demiti-lo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/11/2016, com um ouvinte que é empresário e se arrependeu de contratar um parente por pressão da família.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Me arrependi de empregar um parente e quero demiti-lo'

empresário arrependido

Um ouvinte escreve: "Tenho uma empresa e nela empreguei, a pedido de familiares, um parente meu, que tinha a fama de não parar em empregos. Relutei um pouco, mas por fim cedi aos apelos e me arrependi. Só precisei de um mês para descobrir que esse parente tem defeitos que não admito em nenhum dos demais funcionários. Além disso, ele parece estar seguro de que, sendo parente, estará com o emprego assegurado, e por isso o seu desempenho é sofrível.

Não tenho dúvidas de que devo dispensá-lo, mesmo sabendo que algumas pessoas da família irão me acusar de não ter coração. Só não sei se faço isso de imediato ou se aguento um pouco, para não dar a impressão de que estou sendo precipitado. O que você sugere?"


Em primeiro lugar, como você já tem certeza do que deve fazer, eu sugiro que você evite comentar o caso com os seus parentes. Essas notícias se espalham rapidamente em família, e logo você estará tendo que explicar a tios e primos, porque você está tomando uma decisão essencialmente profissional.

Quanto ao momento de anunciar a sua decisão, quanto mais rápido, melhor. A manutenção de um empregado que destoa dos demais só vai fazer com que haja insatisfação na equipe. E um ambiente que é bom pode começar a se deteriorar.

Depois você poderá esclarecer aos eventuais parentes críticos que deu a oportunidade solicitada, mas ela não foi aproveitada e você teve que fazer o que fez, pelo bem da empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: