2016-11-10

'Não consigo uma vaga para a área que estudei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/11/2016, com uma ouvinte que ainda não encontrou um emprego em sua área de formação.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Não consigo uma vaga para a área que estudei'

mulher procurando emprego

Uma ouvinte escreve: "Estou empregada, mas detesto o meu emprego. Ele nada tem a ver com o que estudei e nem com o tipo de trabalho que eu gostaria de fazer. Já faz quase um ano que venho procurando uma vaga em minha área de formação, mas ainda não tive sucesso. Tenho receio de que quanto mais eu continuar onde estou, menos chance vou ter de encontrar a vaga que realmente quero. Estou errada em pensar assim?"

Mais ou menos. Evidentemente, se você passar cinco ou mais anos em uma função totalmente diferente daquilo em que se formou, a possibilidade de fato diminui, porque as empresas contratantes darão preferência a candidatos que tenham experiência na área.

Porém, nos dois primeiros anos depois de formados, só conseguem emprego na área de formação aqueles que concluíram cursos que historicamente geram mais empregos, como administração ou direito. Quem se forma em cursos com baixo índice de contratação em relação ao número de graduados, como deve ser o seu caso, leva mais tempo até se encaixar.

O caminho mais recomendado é o de entrar em uma empresa que tenha a vaga que você deseja, mesmo que você tenha que começar em outro setor dela. Se a sua empresa atual não oferece tal possibilidade, sugiro que você tente mudar para uma empresa que ofereça, em qualquer função. E depois, os contatos internos e os seus resultados irão facilitar a sua transferência.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: