2016-11-01

'Não passei no teste de redação do processo seletivo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/11/2016, sobre os valores das empresas e a dica para um candidato a emprego sempre ler tudo o que a empresa escreve sobre si mesma.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Não passei no teste de redação do processo seletivo'

redação processo seletivo

Uma ouvinte escreve: "Participei de um processo seletivo em uma multinacional e fui eliminada já no primeiro teste: o de redação. O tema foi: 'Meus Valores'. E eu descrevi meus pontos positivos. Como somente 30% dos candidatos não passaram, pergunto: o que posso ter feito de tão errado?"

Bom, como você redige bem, não foi por erros gramaticais, que é um fator eliminatório. Então o provável motivo foi você não ter entrado no site da empresa em questão para saber quais eram os valores dela. Uma redação exemplar seria aquela em que os valores do candidato estivessem alinhados com os da empresa.

Vale a dica para os nossos ouvintes: ler tudo o que a empresa escreve sobre ela mesma é um diferencial importante tanto em uma redação, quanto em uma entrevista. Ou, em outras palavras, terão preferência os candidatos que mais se parecerem com o que a empresa espera de um empregado.

De modo geral, esses valores não mudam muito. Mas se por exemplo, uma empresa ressalta que preza a inovação o candidato precisa ter um exemplo de algo que ele tenha feito nesse quesito.

Dito isso, uma pergunta cínica seria: "Esses valores são observados na prática?" Aí é que é. Quem entrar nos sites das empresas que foram recentemente investigadas em processos de corrupção, irá notar que todas elas têm como valores: ética, integridade e transparência. Se tudo o que está escrito é, de fato, o que se pratica, o candidato só irá descobrir depois que for contratado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: