2016-11-23

'Posso me recusar a ser avaliado por uma consultoria?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/11/2016, com um ouvinte que irá passar por uma avaliação de uma consultoria no seu emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Posso me recusar a ser avaliado por uma consultoria?'

consultoria avaliação de desempenho

Um ouvinte escreve: "Estou em uma empresa já faz quase 20 anos e ocupo uma função gerencial há mais de 10. Nunca tivemos processos formais de avaliação, mas agora, de repente, a direção contratou uma consultoria para avaliar as funções de gestão e os ocupantes. O trabalho que executo é de pleno conhecimento e jamais fui criticado por ninguém, e o mesmo se aplica à minha conduta. Pergunto: qual poderia ser o motivo dessa avaliação extemporânea e se posso me recusar a ser avaliado?"

Bem, o motivo pode ser uma adaptação às melhores práticas de recursos humanos. Depois de tantos anos, a sua empresa decidiu que precisa ter um processo formal de avaliação. Como não tem nenhuma experiência para isso, ela contratou uma consultoria especializada.

Esse seria o motivo otimista. Já o pessimista seria o de que a sua empresa está pensando em eliminar algumas funções e seus respectivos ocupantes. E contratar uma consultoria seria uma maneira de mostrar que o processo será neutro.

Porém, em qualquer das duas situações, não me parece recomendável que alguém se recuse a ser avaliado.

Caso você participe, o que posso lhe sugerir é não ver o avaliador como um inimigo ou um adversário, e nem se mostrar impaciente com algumas perguntas que lhe pareçam fúteis ou provocativas.

No fim, talvez a empresa até descubra que você deveria ser promovido ou ganhar um aumento. Ou, no mínimo, que é o profissional perfeito para fazer o que faz.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: