2016-11-18

'Tenho boa formação e não consigo um emprego decente' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/11/2016, com um jovem ouvinte que tem uma boa formação, mas não consegue um bom emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Tenho boa formação e não consigo um emprego decente'

procurando emprego

Um ouvinte escreve: "Tenho 24 anos, boa formação e não consigo um emprego decente. Na verdade, nem mesmo um indecente, já que as propostas que aparecem são para ganhar uma miséria, que não pagaria nem mesmo o meu deslocamento. Fico me perguntando: por que investi tanto em estudos se o retorno é tão miserável?"

Você faz parte de um contingente que, além de não conseguir uma vaga adequada, também está se desiludindo com o mercado de trabalho. E não sei lhe dizer qual das duas coisas é a pior.

Os jovens são a fatia que mais está sofrendo com o que ocorreu nos últimos anos. A maioria das vagas que foram cortadas atingiram funções desempenhadas por profissionais entre 18 e 30 anos. Pior ainda, não foram criadas oportunidades para o meio milhão de jovens que anualmente começam a buscar o primeiro emprego.

Para que o mercado se equilibre, seria necessário que fossem abertas rapidamente dois milhões e meio de vagas para profissionais com menos de 30 anos. E nada indica que isso acontecerá em breve tempo.

A solução tem sido a tentativa de se estabelecer por conta própria ou, infelizmente, a de desistir de continuar buscando um emprego enquanto a situação não der sinais de melhora.

De fato, está difícil para um jovem encontrar um emprego bom. Mas começar em um abaixo da expectativa ainda é o primeiro passo para se inserir no mercado. Não é a solução ideal, mas é a que está a mão.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: