2017-02-21

Concurso público é opção para quem está fora do mercado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/02/2017, com uma ouvinte que ficou afastada do mercado de trabalho, não consegue se recolocar e agora está em dúvida se presta um concurso público ou abre uma consultoria.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Concurso público é opção para quem está fora do mercado

resultado concurso público

Uma ouvinte escreve: "Tive uma carreira profissional meio acidentada. Durante 10 anos, ocupei boas funções em boas empresas, mas decidi parar de trabalhar quando engravidei e fiquei 12 anos fora do mercado. Voltei e tive que parar de novo, por questões pessoais. E agora, aos 44 anos, não estou conseguindo me recolocar, embora o meu currículo acadêmico esteja bem acima do que é exigido para as vagas para as quais venho me candidatando. Pensei em abrir uma empresa de consultoria ou prestar um concurso público, mas não consigo me decidir. Qual seria a sua sugestão?"

Seria o concurso público. Uma empresa de consultoria exige uma formação específica e uma experiência comprovada em alguma área, duas coisas que aparentemente você não possui. Se você arriscar mesmo assim e não der certo, você se veria numa situação muito pior que a atual, porque estaria com alguns anos a mais e esse é um fator que pesa no momento de uma contratação.

Já o concurso público elimina todos os entraves. Não há o empecilho da idade, não há entrevistas e não são necessárias explicações sobre os seus períodos de afastamento voluntário do mercado. Como você possui uma formação acadêmica que lhe permite encarar um concurso com boas chances de ser aprovada, essa opção lhe daria tranquilidade pessoal e profissional por mais 20 ou 30 anos.

Boa sorte.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: