2017-02-17

Impor mudanças não pleiteadas pelos funcionários nem sempre é positivo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/02/2017, com uma ouvinte que trabalha no RH e quer implementar algumas mudanças no seu local de trabalho para melhorar o ambiente de trabalho da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Impor mudanças não pleiteadas pelos funcionários nem sempre é positivo

baias no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Trabalho no setor de recursos humanos de uma empresa de porte médio. Nosso local de trabalho é um grande escritório com baias individuais e achamos que esse layout não é adequado. Os funcionários não interagem e mal se conhecem. Pensamos em criar um ambiente amplo, sem divisórias, em que todos se vejam o tempo todo, incluindo os gestores. Em conversas que tivemos com funcionários, a receptividade foi mista: alguns a favor, outros contra e a maioria sem opinião. Você concorda que espaços abertos proporcionam melhor convivência?"

Em princípio, não.

O ambiente de trabalho melhora quando os funcionários se convencem de que a empresa fez algo para o bem deles. E isso significa que você teria que demonstrar à maioria de indecisos da sua empresa, quais as vantagens que eles teriam em relação ao layout atual.

Há muitas empresas que adotam o que você está pensando em fazer. Mas elas já vêm fazendo isso há décadas, faz parte da cultura. A sua empresa tem a cultura das divisórias e das salas para gestores. E impor uma mudança que não foi pleiteada pelos funcionários dificilmente iria causar um impacto positivo imediato.

Portanto você precisa de uma boa campanha interna de esclarecimento e de uma votação. Se a maioria não for a favor, seria melhor investir o dinheiro em algo que seja percebido por todos como benefício indiscutível. E aí sim, com baias ou sem elas, o ambiente melhora.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: