2017-03-03

Não delegue a responsabilidade de gerir a própria carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/03/2017, com uma ouvinte que está desiludida por sua empresa não oferecer oportunidades.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não delegue a responsabilidade de gerir a própria carreira

mulher triste no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa que não oferece oportunidades. Há quatro anos venho fazendo a mesma coisa sem qualquer perspectiva de que isso possa mudar. Já conversei com meu superior sobre a possibilidade de me pagar algum curso, mas ele me respondeu que não há necessidade. Estou meio desiludida."

Vamos lá. Delegar é você confiar a outra pessoa uma decisão pela qual você será responsável. Um chefe pode delegar a um subordinado tarefas que não irão causar grandes estragos se algo der errado. Essa delegação de poderes, embora limitada, mostra que o chefe confia na capacidade e no julgamento de profissionais que trabalham com ele.

Isso é bom, mas não é aplicável quando o assunto é a carreira individual. Cada pessoa é inteiramente responsável pela sua e não há como transferir decisões relativas a ela. Essas decisões serão sempre pessoais. E as consequências também.

Por isso, quando um empregado afirma que a empresa não está colaborando com o desenvolvimento dele, ele está tentando delegar uma responsabilidade que é somente dele: a de gerir a própria carreira.

Portanto, se você acredita que um curso lhe será útil, faça-o por sua conta. E se a empresa atual não lhe dá o que você espera, eu sugiro que você procure uma que dê.

Empresas sempre farão o que for mais conveniente para elas. E cabe a você decidir o que será melhor para você e para sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: