2017-03-07

'Quero mudar de área, mas não sei se listo minhas funções anteriores no currículo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/03/2017, com um ouvinte que está querendo mudar de área, mas não sabe como listar suas experiências anteriores no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Quero mudar de área, mas não sei se listo minhas funções anteriores no currículo'

currículo

Escreve um ouvinte: "Decidi mudar completamente de área após passar por três empresas em cinco anos, numa função de que não gostava. Preparei-me para essa mudança fazendo o devido curso, participando de eventos e até tendo uma breve experiência prática. Pergunto se, ao enviar meu currículo pleiteando uma vaga nessa nova área, devo lista minhas funções e atividades anteriores, ou somente mencionar as empresas nas quais trabalhei?"

Sim, você deve listar as empresas e as funções que exerceu. Mas comece pelo que interessa, a você e a quem for avaliar o seu currículo. Liste primeiro os detalhes dessa experiência prática que você mencionou sobre a nova área, e depois os cursos que você fez relativos somente a ela.

Em seguida, abra um título "Outras experiências". E aí sim, em uma linha para cada empresa, liste o nome dela, o tempo que ficou nela e a função ou funções que desempenhou.

E finalmente, sob o título "Formação acadêmica", liste os demais cursos que você concluiu, na ordem inversa, do mais recente para o mais antigo.

Dispostas dessa maneira, as informações deixarão claro que você está mudando de área, sem que seja necessário que você escreva isso.

Creio que você já sabe, mas permita-me enfatizar: em uma mudança para uma área nova, uma boa recomendação tem um peso enorme. Por isso, entregar um currículo nas mãos de alguém que trabalhe em uma empresa dará mais retorno do que enviar cem currículos por e-mail ou correio.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: