2017-03-14

'Rotina de trabalho e faculdade me deixa exausto' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/03/2017, com um ouvinte que se sente exausto com a rotina de trabalho e faculdade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Rotina de trabalho e faculdade me deixa exausto'

rotina trabalho faculdade

Um ouvinte escreve: "Tenho 20 anos e estou no segundo ano da faculdade. Trabalho durante o dia em período integral e estudo a noite. Meu problema é que essa rotina está prejudicando tanto o meu trabalho quanto os meus estudos. Todos os dias acordo às seis da manhã e vou dormir perto da meia-noite. Você me recomendaria alguma outra opção menos fatigante?"

Bom, a primeira coisa que eu poderia lhe recomendar é uma consulta médica para avaliar o seu estado clínico e físico. Não é normal que um jovem de 20 anos se sinta fatigado por cumprir uma rotina como a sua.

Porém, como você não especificou o tipo de serviço que executa, posso assumir que você tenha um trabalho que cause esgotamento físico, como por exemplo, em uma linha de produção. E nesse caso, você teria as seguintes opções:

A primeira, conseguir outro emprego de meio-período e continuar estudando a noite. Segunda: completar o curso superior pela modalidade de ensino a distância. Terceira: parar de trabalhar até concluir a faculdade e estudar durante o dia.

Agora, caso o seu serviço atual não seja fisicamente estafante, minha recomendação seria a de você manter a rotina atual. Ela é a opção de metade dos jovens que fazem faculdade no Brasil e eles são centenas de milhares.

Esse é um período de sacrifício, sem dúvida, mas que lhe dará duas vantagens na carreira. A primeira será de ter o diploma de curso superior. E a segunda, a de ter adquirido experiência prática de trabalho antes dos vinte anos.

Por isso, se lhe for possível resistir, resista, porque a compensação virá.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: