2017-04-12

Aprenda a ser sucinto aos responder e-mails do seu gestor - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/04/2017, com uma ouvinte que tem um problema na comunicação com seu chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Aprenda a ser sucinto aos responder e-mails do seu gestor

escrevendo e-mails

Uma ouvinte escreve: "É o seguinte: eu sou vocal e meu chefe é dedal. Eu prefiro resolver os assuntos conversando e ele, através de mensagens escritas. A cada dia, ele me manda uns 30 e-mails, sem exagero, me pedindo explicações ou fazendo perguntas ou determinando prazos. Aí eu me levanto, caminho 20 metros e vou à sala dele, que fica no mesmo andar, respondo da porta o que ele me perguntou e ele agradece. E me pede para responder também por escrito.

Só que não sei ser lacônica. Minhas respostas costumam ser longas. E na maioria das vezes, precisam ser, porque há muitos detalhes a serem considerados. Conclusão: perco um tempo enorme escrevendo o que não precisaria ser escrito. O que você me sugere fazer?"


O mais óbvio: aprenda a ser sucinta. Comece por determinar o tamanho máximo de suas respostas. Por exemplo, duas linhas de texto com fonte 12. Aí, escreva normalmente a sua resposta e depois vá cortando palavras até que a resposta se encaixe no padrão. No começo isso vai lhe parecer impossível, mas após uma semana de tentativas, você descobrirá que não apenas cabe, como ainda dá e sobra.

Falar e escrever são duas artes distintas e você não precisa abrir mão de uma para praticar a outra. É só uma questão de adaptação às necessidades. Por exemplo, esta minha mensagem inteira para você tem dois minutos e cerca de 300 palavras, mas ela poderia ser resumida em cinco segundos e oito palavras: deixe seu chefe feliz e você será feliz.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: