2017-04-14

'Vale a pena investir parte do meu salário em cursos de aperfeiçoamento?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/04/2017, com uma ouvinte que gostaria que sua nova empresa pagasse cursos como a antiga multinacional na qual ela trabalhava.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Vale a pena investir parte do meu salário em cursos de aperfeiçoamento?'

cursos de aperfeiçoamento

Uma ouvinte escreve: "Depois de passar oito anos felizes em uma multinacional, fui demitida naquela enxurrada de cortes que aconteceram devido à situação no país. Fiquei desempregada durante três meses até finalmente conseguir uma vaga em uma empresa do mesmo ramo, mas nacional e bem menor em termos de estrutura.

Na multinacional eu frequentemente fazia cursos bancados pela empresa. Aqui, não. Segundo a direção, o próprio empregado é que deve custear seus estudos. Fico pensando se vale a pena investir parte do meu salário em cursos de aperfeiçoamento, já que pelo menos, no momento, eles não são necessários. Por outro lado, penso que a empresa deveria investir no desenvolvimento de seus empregados. Você acha que eu teria sucesso se tentasse convencer a direção?"


Bom, não custa você tentar, porque o máximo que você ouviria seria uma resposta negativa. Talvez você pudesse demonstrar à empresa o retorno numérico que ela teria se lhe pagasse um determinado curso, mas isso é bem difícil de ser calculado.

De qualquer forma, eu lhe incentivo a não deixar de fazer cursos, principalmente aqueles que poderão tornar o seu currículo mais atraente para empresas de grande porte.

Embora haja certa generosidade das multinacionais no pagamento de estudos, sempre foi, e continua sendo, uma obrigação do próprio profissional investir em seu auto-desenvolvimento.

Portanto sim, continue a estudar e se você não tiver um retorno aí nessa empresa, estará melhor preparada para tê-lo na próxima.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: