2017-05-08

'Devo barganhar aumento de salário com oferta de novo emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/05/2017, com um ouvinte que recebeu uma proposta para mudar de emprego e quando foi pedir demissão, lhe ofereceram um aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Devo barganhar aumento de salário com oferta de novo emprego?'

negociando salário

Escreve um ouvinte: "Estou há dois anos nesta empresa. Nunca recebi nenhum tipo de reconhecimento, nem em forma de elogio, nem de salário, mesmo executando corretamente minhas tarefas e procurando me aperfeiçoar. Insatisfeito com essa atitude da empresa, comecei a procurar outro emprego e consegui um, com o mesmo salário, mas com um plano de carreira que me agradou.

Ao solicitar a minha demissão da empresa atual, meu chefe me pediu para esperar. E no dia seguinte, me fez uma proposta para ficar, com um aumento de salário. Como posso avaliar qual é a melhor opção? E se a outra empresa decidir cobrir a oferta da empresa atual, essa barganha pode ser mal interpretada?"


Não, essa é uma negociação normal. Ao ver que iria perder um bom funcionário, a sua empresa atual lhe ofereceu um reajuste. Posso lhe antecipar que uma empresa que age dessa forma dificilmente tem ou terá um plano de carreira. Porque, se ela tivesse, esse plano já lhe teria sido comunicado durante uma avaliação, que provavelmente você também nunca teve.

Então você precisa comparar a oferta de um salário maior com as perspectivas oferecidas pela outra empresa. Na maioria dos casos, vale a pena mudar. E certamente a outra empresa ficará satisfeita em saber que você está mudando por menos do que ganharia na empresa atual, como prova de confiança naquilo que você ouviu dela.

Só lhe sugiro não tentar barganhar com a nova empresa. Uma coisa é o seu desejo de construir uma carreira, e outra coisa é um leilão. E acredito que a nova empresa não irá querer participar dele.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: