2017-05-25

'Esperar dez anos por promoção ou procurar outro emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/05/2017, com um ouvinte que está em dúvida se fica no emprego atual esperando o superior se aposentar para obter uma promoção ou se procura outro emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Esperar dez anos por promoção ou procurar outro emprego?'

trabalhador esperando

Escreve um ouvinte: "Faz seis anos que estou nesta empresa e este é o meu primeiro emprego. Meu coordenador, que tem quase 30 anos de empresa, está muito satisfeito com o meu trabalho e já deixou claro que eu serei o substituto dele, quando ele se aposentar. Acontece que com as mudanças das regras de aposentadoria, ele diz que vai trabalhar mais um tempinho, sem especificar exatamente quanto tempo. Minha grande dúvida é: devo aguardar ou devo procurar outra oportunidade que me possibilite uma ascensão mais rápida?"

Minha sugestão é a opção 2. Saia. Eu já passei por uma situação muito parecida com a sua e pedi a conta, por não acreditar que o meu superior fosse mesmo se aposentar. Fui criticado pela direção por estar sendo precipitado, mas o tempo me mostrou que fiz a coisa certa, porque aquele meu superior ainda ficou mais uns 10 anos na empresa depois que eu sai.

Os casos que eu conheço, semelhantes ao seu e ao meu, indicam que quem fala em se aposentar logo, só sai quando não há mais como ficar.

Você pode e deve dizer que estará a disposição para retornar à empresa atual assim que a vaga for aberta, mas que no momento você prefere adquirir novas experiências que serão úteis à empresa quando você retornar.

E vá sem receio. Porque, como sabiamente dizia uma música do século passado, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: