2017-10-02

'Como conviver com um ambiente depressivo no trabalho?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/10/2017, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa com um ambiente de trabalho em que todos vivem reclamando da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como conviver com um ambiente depressivo no trabalho?'

ambiente de trabalho depressivo

Escreve uma ouvinte: "Trabalho em uma empresa de porte médio, que, em minha opinião, não é nenhuma maravilha, mas também não é nenhuma desgraça. Digo isso porque trabalhei em três empresas anteriormente e posso fazer comparações. O que me preocupa é que todo mundo aqui age e fala como se estivesse na pior empresa do mundo. As pessoas reclamam de tudo, o tempo todo, da atitude dos chefes até o gosto da água.

Como seria esperado, o ambiente de trabalho é depressivo, como se a empresa fosse fechar amanhã. O incrível é que ela dá lucro e ninguém parece aceitar esse fato como ponto positivo. Há algo que eu possa fazer?"


Sim. Mas deixe-me começar com o que você não deve fazer. Não saia pregando sozinha que os comentários negativos são exagerados. Se você fizer isso, só vai ganhar inimigos, porque, pelo jeito, a insatisfação já virou ideologia.

Em vez, tente mostrar com exemplos que você se sente bem, que nada atrapalha o seu desempenho e que você não dispõe de tempo para se engajar em conversas que levam a nada. Talvez, no começo, você seja rotulada como alienada, mas isso faz do manual dos ideólogos, que não aceitam opiniões contrárias às deles.

O que posso lhe dizer é que, sendo positiva e prestativa, você terá melhores oportunidades na carreira do que qualquer pessoa que só veja o lado ruim das situações. Os que passam o tempo só reclamando, perdem a oportunidade de se destacar por aquilo que têm de bom.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: