2008-03-20

5 dicas para iniciantes em academias

Eu não sou professor de educação física, nem profissional ligado a nada de saúde. Sou só um cara que já frequentou academia por um bom tempo. São quase 10 anos, com algumas pausas. A primeira vez que fiz academia foi em 1999, logo no começo da faculdade. Claro, isso não me torna expert no assunto, mas com o tempo, a gente acaba aprendendo algumas dicas.

Como passei por algumas academias, e sempre depois de um tempinho parado, vou dar algumas dicas para iniciantes na academia. Aqui vão as 5 dicas para iniciantes na malhação em academias, e que querem continuar por um bom tempo, seja pra ficar bombadão, ops, saradão, ou seja pra ficar super hiper mega saudável:

Escolha uma academia perto da sua casa ou trabalho, de preferência uma que fique no seu caminho diário. Essa é uma dica que me foi dada por um ex-professor de educação física, lá pelos idos de 1999.

A lógica é simples: se você faz academia perto de casa ou trabalho, menos as chances de você ficar com preguiça de ir na academia, já que ela é perto. Além disso, se a sua academia fica no seu caminho diário (a minha, por exemplo, fica no caminho que eu faço do trabalho para casa), mesmo que você esteja meio preguiçoso querendo matar uma aula, vai passar lá em frente, e a sua consciência vai pesar e você não vai matar aula.

Além disso, mesmo que você comece a academia super animado, com o passar do tempo você se desmotiva um pouco, o que é normal. Nessas horas, qualquer chuvinha vira motivo pra não ir malhar. Se a academia é perto da sua casa, ou se está bem no caminho que você faz, então essas pequenas desculpas ficam com menos sentido, e assim você pode manter a regularidade. O que nos leva a segunda dica.

(Choveu? Vai de guarda-chuva.)

Mantenha uma certa regularidade, mesmo que no começo seja difícil. E É muito difícil, no começo. Depois das primeiras aulas, você provavelmente vai sentir um pouco de dor (a não ser, claro, que seja um super hiper atleta já). Se nessa fase, você começar a faltar, é pior. Porque aí o seu corpo não vai se acostumar, e quando a sua consciência pesar e você voltar, vai sentir a mesma dor de novo. E vai entrar num círculo vicioso.

Mesmo que você esteja um pouco dolorido, continue com a sua meta inicial (tenha uma quando for começar a academia, tipo ir 3 ou 4 vezes por semana). Se estiver dolorido, fale com o instrutor, talvez seja o caso de abaixar o peso dos seus exercícios. Mas não pare.

E chegamos a terceira dica, essa válida só para os primeiros dias mesmo. Procure começar a academia na quinta ou sexta.

É quase inevitável sentir dor depois do(s) primeiro(s) dias de academia. Mas parar de ir, também não funciona muito bem. Além do que eu falei na segunda dica, tem o lado psicológico. Se logo no começo você não se esforça pra ir, vai acabar meio que se auto-sabotando.

Então, o melhor é começar a frequentar a malhação um pouco antes do fim de semana. Porque no fim de semana, a academia fecha, e você não iria malhar mesmo. Aproveite esse tempo pra descansar bem, e voltar na segunda-feira. Essa dica funciona porque: dá um tempinho pro seu corpo recuperar, sem afetar o seu psicológico, já que os dias que você não vai na academia serão os dias que de qualquer jeito, ela está fechada.

(Se você conseguir jogar Wii no fim de semana, tá bem na foto, hein.)

A quarta dica: observe os outros 'malhadores' e ignore os outros 'malhadores'. Já explico.

Por observar os outros alunos na academia, digo que você deve prestar atenção nos movimentos daqueles mais experientes 'ratos de academia'. Não estou dizendo para você imitá-los, mas ver como os outros malham (especialmente se eles fizerem certo) vai te ajudar a aprender os movimentos. Até porque se você continuar, uma hora você vai acabar tendo que fazer as séries de exercícios mais avançadas. Pergunte pro seu instrutor quais os melhores alunos, que são aqueles que fazem os exercícios corretamente (e que não são necessariamente os mais bombados).

Por ignorar os outros, digo que você não deve ficar se comparando com os outros frequentadores da academia. Muitos passam o dobro do tempo que você gasta lá dentro, outros malham há anos. Se comparar com esse povo só vai te dar frustração. O melhor é pensar que daqui a alguns meses, você vai estar competindo com eles. Sim, levam-se meses pra surgirem efeitos visíveis, e ANOS pra ficar com visual Rambo I (porque o IV, basta umas bombas, como o próprio ator falou).

(A bomba que eu tomei era desse tamanho!)

A quinta e última dica é: Seja paciente. Sim, porque resultados do dia pra noite, só em filmes de ficção científica. Ou então se você passar um tempo na sala do templo do Kami-sama, de Dragon Ball. Então, se você quer arrasar no verão do próximo ano, comece a malhar agora, no outono (eu diria pra começar no próprio verão, mas como ontem acabou o verão...)

Dica bônus, para os XY: Aproveitem o visual. Que lugar é melhor pra ficar apreciando gatinhas malhadas, molhadas de suór, em posições "comprometedoras", sem se importarem?

(Sim, a mulherada faz mesmo esse tipo de exercício na academia. Créditos da foto.)

44 comentários:

CintiaYamane disse...

oh.. muito boas as dicas.. vamos tentar segui-las a risca..
é.. esse negocio de ficar prestando atenção nos outros carinhas saradões e meninas siliconadas, que são a maioria pelo menos na minha academia, vc se desmotiva e se sente frustrada...ate pénso: o que esses saradões ttao fazendo na academia?? e kd os gordinhos??

Andarilho disse...

Os gordinhos ou sairam ou se tornaram saradões, hauhauhuahua

Anônimo disse...

Pois eh , no meu caso o problema nao e a chuva, mas a neve....Moro nos EUA e sempre comesco a fazer academia no Inverno , para ficar sarado no verao. Fui pro Havai neste verao passado e prefiro nao comentar, parecia uma baleia ....Mas vou lembrar das dicas e vamos em frente, quero ficar sarado, perder peso e massa muscular

Alexandre Maciel disse...

Oiii pessoal , td bem ?

Entao eu gostei das dicas acho q vao me ajudar mto , pois hoje é meo primeiro dia :D

Andarilho disse...

Espero que dê tudo certo, e não desistam!

Anônimo disse...

Nuss já faiz dois dias qui eu fui i pelo qui eu to veno ja deu resultado sóq nuss meu braço num to conceguindo nem praticamente meche é mta dor

Andarilho disse...

Então não força, senão só vai piorar

Anônimo disse...

É na verdade eu forcei té d+ achu q foi por isso , éssa semana já vou começar a levantar peso de verdade ... Vão trocar meus treinos !!!

Anônimo disse...

To ino todos os dias pros treinos i pelo oq eu to veno ta dano bastante resultado :D

ElMafgo disse...

100massa começei na outra semana e keria ganhar massa mais parece ser dificil e trincar o abdomen q naum esta em uma boa fasse...mais as pernas sinto mto na esteira vc sabe alguma coisa tipo dorflex q sejah bom e naum perder massa??? sexo ejacular perde massa?

El Mago disse...

como devo fazer minhas refeiciones de manha a tarde e noite tem alguma dica...frutas ajudaum?? quais??

Andarilho disse...

Olha, Vitor, não aconselho a você fazer exercícios se estiver com dor. Uma vez ou outra, quando vc estiver começando, tudo bem, já que o músculo vai estar muito mal acostumado. Mas depois da primeira semana, não deve tomar nenhum analgésico. Se estiver com dor, diminua o ritmo.

Se você continuar treinando e tomando remédios pra dor, vai forçar demais e ter problemas muito mais graves. Melhor é ter paciência.

E não creio que ejacular faça vc perder massa muscular. Na verdade, vai ser bom, pq vai liberar endorfinas e vc não vai precisar tomar tanto analgésico.

Andarilho disse...

Dependendo do teu objetivo, El Mago, a alimentação muda.

Melhor é procurar uma nutricionista, ela vai te passar um cardápio específico pro seu corpo e visando o seu objetivo, se é ganhar massa, fôlego, perder peso, etc...

Unknown disse...

gostei das dicas, meu problema msm eh q eu fassu musculaoçao numa academemia ruin, ai os professores n dao muita atençao, e eu n sei se eu fassu os exercicius certu e fassu oq se flo na dica de fika olhando os otrus para aprender certu ;P
Vlw Ai!

Alexandre Mcl !!! disse...

Entao o meu problema é o seguinte , eu tenhu 15 anos i ainda so meio magro i queria sabe oq eu possu toma pra ganha massa ?

Andarilho disse...

Vai num médico nutricionista.

Unknown disse...

comesei a poucos dias.
eu devo pegar o peso maximo q eu aguento para o musculo crescer?
ou basta fazer com pesos moderados

L.paulo_sousa disse...

Muito boa as dicas, comecei ontem(quinta feira), irei manter a regularidade e aumentar nos pesos conforme no tempo e adaptação.

Anônimo disse...

tenho duas cirugias uma no tendão de aquiles e outra no braço,posso malhar sem me prejudicar?

kaikelojack disse...

Andarilhoo, super show essas dicas, especialmente quando vc fala de dor nos primeiros dias, men toh no meu 3º dia e naum consigo esticar o braço, por causa do supino inclinado, que fooi feito soh com a barra sem peso nenhum,
vlw,
kaike

Unknown disse...

Maravilhoso o site.Comecei faz dois dias,e comecei na sexta feira,o que me ajudou,pois no andando com as pernas e os braços abertos de tanta dor...haushau,sem zoar hein...valew.amanha é segunda e eu ainda to dolorida,mas vo acordar cedinho e ir para começar bem o dia...........

Marcelo Rod Da Silva disse...

Eu deixei um comentario à um tempo atráz dizendo que morava nos EUA e tinha problemas para sair de casa com a neve para malhar. Pois é, quero agradecer uma vez mais pelas dicas que me passou e dizer que realmente funcionam. Eu agora não sei mais viver sem academia, vou 5 vezes por semana , ficando de duas horas e meia ate tres horas diarias. Estou super viciado , e como é inverno aqui agora , pro verão vou poder ter um corpo legal. E quem sabe dai voltar ao Havai e mostrar aos Havaianos o que que o Brasileiro tem. hahaha Fui!

Luiz disse...

hasuahsua a parte do templo do kamisamá foi a melhor nostálgico!
Ótimo

Anônimo disse...

po... eu to querendo começar agora, sou magrelo, muito abaixo do peso, tipo 1,83m e 61kg... devido a faculdade e o projeto n tenho tempo algum, quando chego em casa mal consigo forças pra jantar... enfim, esse ano estou terminando a faculdade, e to com muito tempo para cuidar de meu corpo, mas essa parada de n dar atençao aos outros n é facil, me sinto mal qnd uns malhadoes olham pra mim com cara de sarro, é chato pra cacete... isso é uma das coisas q me desmotivam a fazer

Paulo Victor disse...

Sou muito magrelo e penso muito em começar a malhar mas tenho um pouco de duvida (sobre qual aparelho começar) e tbm tenho um pouco de vergonha ja que eu sou magrelo e ter que ficar perto dos fortões..

Anônimo disse...

mto boa as dicas, adorei, so nao gostei do bonus... aproveitar gatinhas.. nao, vou aproveitar os gatoes!!

Anônimo disse...

EU nao sei oque faço, eu faço um mês e paro no otro, faz 5 mese q comecei e nehum resultado, e ainda engordei, to xeio de dobras, mas massa muscular q eh bom nada

Anônimo disse...

Com qual idade posso começar a fazer?

Anônimo disse...

Tenho 13 anos mas n posso fazer academia ainda... Com quantos anos poderia começar

Andarilho disse...

Acredito que se tiver o acompanhamento de um profissional de ed. física ou um médico, possa começar já. Mas provavelmente não vai fazer treino pra virar um Schwarzenegger, e sim, condizente com a sua forma física atual.

Anônimo disse...

oi !tenho 42 anos faz dois anos que estou parada!quero começar academia mas to muito desanimda!peso 88 kilos e meço 1,61 quando fiz a dois anos atras pesava 86 kilos e perdi 10 kilos,mas desanimei e sai da academia hoje vejo que o exercicio e tudo na vida da gente na saude na alta estima no fisico!estou com problema de figado meu got esta alto colesterol 253 e por cima de tudo sou fumante!queria que voce me desse uma ajuda!obrigada!

Andarilho disse...

Começa fazendo uma outra atividade mais leve. Recomendo hidroginástica. Depois que melhorar um pouco a forma, passe pra musculação e aerobica.

E pare de fumar.

Sara disse...

É muito difícil ser um novo aluno, você realmente não sabe o que fazer quando se trata de um ginásio, não sei o que fazer ou o que a atividade de fazer, eu acho que é o que os melhores academias servem aconselho a fazer eo que é melhor para cada um.

Anônimo disse...

Ola... eu tenho 18 aninhos, e pretendo começar a frquentar academia semana que vem, mas ainda tenho muitas duvidas. a minha meta e crescer o bumbum e deixalo mais durinho, as coxas tbm e defnir (moderadamente) a barriguinha. gostaria de saber quais sao os exercicios que devo fazer para alcançar meus objetvos e qts dias devo malhar por semana. miiil beeijos ;***

Anônimo disse...

Eh... Curti tudo o q vc falou até última parte... Melhor eu procurar uma academia feminina!! Kkkk;

may disse...

Me acabei de rir lendo sua postagem o nome do seu blog é incrível(ri tbm) valeu pela dica . 5ª la vou pra academia
Obs: Amei,amei,amei...

Jessica A disse...

Bem legal as dicas. Vou comecar no mes que vem e espero que eu siga o ritma. Haha. Parabens pela postagem.

Anônimo disse...

Agora eu vou ficar sem graça de fazer exercícios em posições comprometedoras, depois desta dica bônus...

Unknown disse...

Comecei sexta agora ,meus braços todos lascados .Nao consigo nem abrir os braços o que me resta e ir segunda e continuar ...

Unknown disse...

kkkk mesmo com os braços doendo, vale a pena continuar, afinal sem sacrifício não a resultado. e é muito bom curtir exercícios comprometedores :):):):):):)...

Unknown disse...

Comessei a fazer quinta feira no primeiro dia apos eu sair da academia nem doeu e tal chegando em casa cara foi uma dor insuportavel nem conseguia colocar a colher de comida na boca tomei um banho fui dormir quando acordei sexta feira tava morto kkk fui trabalhar .ai.da bem que meu trabalho esta entre os mais fasseis do mundo pq trabalho em uma lan house fico sentado o dia enteiro depois fui para e escolla depois para a cademia o meu instrutor na maior cara de pal pergunta se meu braço ta doendo disse que sim quase para dar um soco na cara dele kkk e mesmo asim fui treinar o engraçado que mesmo com meu braço doendo quando fis o exercisio parou do nada de doer fis ate mais facil os outros exercisios mais depois novamente meu instrutor me libera para ir para casa fui tranquilo quando fui dormi acordei no meio da noite com muito mais dor que antes nao conseguia dormi ainda tinha que acordar cedo 10:00da manha isso nao e tao cedo mais ta na media kkk depois dueu muiito mesmo nem conseguia digitar no teclado direito mais nao liguei pq era sabado ou eeja terei domingo para descanssar e sabado ta fexado mesmo kk mais estou doido para voltar agora na seginda feira quero ficar o mais bombado possivel !uma pergunta em 3meses ja começo a ficar igual a os meus amigos da academia?a euma dica eu so o cara mais invergonhado do mundo ir para a academia sem conhecer ninguem eu pensei da seguinte forma fodasse!!! E os caras nem ligam cada um na sua esquesse que eles estao la tem uns fora o estrutor que ate te ajuda e asim fas novas amisades valeu e fodasse a vergonha !!!

bruce disse...

rsrsrs rir muito com os comentários hoje vai se o quinto dia comecei sexta e vou te fala não é facio no primeiro dia depois do primeiro dia de malhão no caso sabado meus braços doeram muito mais agora estou mais de boa! e não desista!

Unknown disse...

Comecei ontem, não consigo esticar meu braço muita dor na dobra, tomei uma dipirona e coloquei gelo, e mais tarde estou indo de novo!

Unknown disse...

Comecei ontem, não consigo esticar meu braço muita dor na dobra, tomei uma dipirona e coloquei gelo, e mais tarde estou indo de novo!