Filmes vistos 2012

03/01/2012 - Um Dia (One Day, 2011, EUA/Reino Unido), no CBF. - Filme romântico pra quem acredita no amor duradouro e verdadeiro, assim como contos de fada. O casal anos como amigos, até se acertarem. Construído meticulosamente pra derramar algumas lágrimas, através da narrativa sempre focando um dia a cada ano. Eu gostei, mas não é inesquecível. Meu post sobre o filme aqui.

1. filme um dia

03/01/2012 - Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo, 2011, EUA), no CBF. - Comédia feel good para toda a família que funciona muito bem. Família tentando recomeçar a vida compra uma casa que vem com um zoológico de brinde. Recomendado. Meu post sobre o filme aqui.

2. filme compramos um zoológico

07/01/2012 - O Último Dançarino de Mao (Mao's Last Dancer, 2009, Austrália), no PCA. - Ótimo filme baseado em fatos reais de um bailarino que deixou a China comunista para uma viagem temporária aos EUA, mas que acabou ficando por lá, não sem enfrentar dificuldades. Filme sobre arte e a expressão do ser humano, ou o que uma pessoa tem que fazer é o que ela tem que fazer. Recomendado. Meu post sobre o filme aqui.

3. filme o último dançarino de mao

07/01/2012 - O A Condenação (Conviction, 2010, EUA), no PCA. - Baseado em uma história real, um homem é condenado injustamente à pena perpétua por assassinato, mas sua irmã acredita na inocência e faz algo quase impossível: se forma no secundário, entra para uma faculdade e se torna advogada para defender e tentar tirar o irmão da prisão. Apesar da premissa boa, o filme é bem fraco. Meu post sobre o filme aqui.

4. filme a condenação

12/01/2012 - Cavalo de Guerra (War Horse, 2011, EUA), no CBF. - Spielberg traz a história de um cavalo que passa por maus bocados na guerra, enquanto tenta sobreviver e voltar para o dono. É um filme irregular, às vezes infantil e boboca demais, outras vezes sentimental ao extremo, de vez em quando tem boas cenas. Apesar do diretor, acho dispensável. Meu post sobre o filme aqui.

5. filme cavalo de guerra

13/01/2012 - Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows, 2011, EUA), no CIF. - Assim como o primeiro filme, divertidíssimo. Desta vez, Sherlock enfrenta diretamente o seu arqui-inimigo Professor Moriarty.

6. filme sherlock holmes o jogo de sombras

16/01/2012 - Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin, 2011, EUA/Reino Unido), no CIF. - Mãe tem que conviver com as consequências do crime do filho, o Kevin do título, num drama intrigante pelo modo como é contado, alterando passado e presente.

7. filme precisamos falar sobre o kevin

22/01/2012 - O Espião que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy, 2011, Reino Unido/França/Alemanha), no CIF. - Filme de espião a moda antiga, realista, da época da guerra fria. É um filme adulto e complexo, que exige total atenção do espectador, pois piscou, perdeu um detalhe importante. Muito bom.

8. filme o espião que sabia demais

23/01/2012 - As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 2011, EUA/Nova Zelândia), no CIF. - Spielberg voltando a boa forma com uma aventura dinâmica e sobretudo, extremamente divertida, que lembra muito a época dos filmes memoráveis de aventura diretor, como Indiana Jones. Em vez de arqueólogo, Tintim é um repórter, mas suas aventuras são igualmente empolgantes. Baseado nas HQs de Hergé, o filme é excelente, mesmo pra quem nunca curtiu muito os quadrinhos.

9. filme as aventuras de tintim

23/01/2012 - 2 Coelhos (2 Coelhos, 2012, Brasil), no CIF. - Filme de ação brasileiro que, por ser brasileiro, eu não levava muita fé. Foi um tapa na minha cara, pois é um dos melhores filmes de ação que eu vi em muito tempo. Edgar, o protagonista e narrador, decide fazer alguma coisa em relação ao crime e à corrupção, acertando os dois com uma cajadada só. Excelente e recomendadíssimo.

10. filme 2 coelhos

28/01/2012 - Tomboy (Tomboy, 2011, França), no PCA. - Um filme leve e suave sobre a manifestação da identidade/orientação sexual na infância, pelo ponto de vista de uma menina que, ao se mudar para uma nova vizinhança, se passa por um garoto. Meu post sobre o filme aqui.

11. filme tomboy

28/01/2012 - L'Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância (L'Apollonide – Souvenirs de la maison close, 2011, França), no PCA. - Filme que retrata os últimos dias de uma casa de prostituição no começo do século 20, retratando os dramas de suas várias damas da noite ali viventes, quase como se fossem contos que se entrelaçam pelo sexo, sociedade e cultura. Ótimo filme, com o bônus de algumas cenas fetichistas bacanas.

12. filme L'Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância

30/01/2012 - Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl With the Dragon Tattoo, 2011, EUA), no CIF. - Adaptação americana do primeiro livro da trilogia best-seller Millennium, consegue condensar bem (mesmo que em mais de duas e meia) o livro. Os caminhos de um jornalista com a carreira balançando por acusações de difamação e uma investigadora hacker muito alternativa acabam se cruzando numa investigação de assassinato que pode ter muito sangue do que esperavam. É uma boa adaptação, exceto pela Rooney Mara que interpreta uma das personagens principais, Lisbeth Salander. Apesar de excelente atriz, Rooney é muito sexy pra viver a tábua Salander. (Não que eu reclame por ver a linda bundinha dela.)

13. filme Millennium Os Homens que Não Amavam as Mulheres

04/02/2012 - À Beira do Abismo (Man on a Ledge, 2012, EUA), no CBF. - Filme que consegue criar uma boa atmosfera crescente de tensão e suspense, mas que é prejudicado pelo excesso de informação na sua divulgação. Ou seja, se for ver, fuja do trailer e mesmo da sinopse oficial. Meu post sobre o filme aqui.

14. filme À Beira do Abismo

04/02/2012 - J. Edgar (J. Edgar, 2011, EUA), no CBF. - Ótima cinebiografia de J. Edgar Hoover, o famoso e fdp diretor do FBI, mostrando um personagem complexo tridimensionalmente. Mais um ótimo filme de Clint Eastwood na direção. Meu post sobre o filme aqui.

15. filme J. Edgar

04/02/2012 - Filha do Mal (The Devil Inside, 2012, EUA), no CBF. - Mais um filme ruim sobre exorcismo usando o formato de documentário falso. Aconselho a fugir desse filme como o demônio foge da cruz. Meu post sobre o filme aqui.

16. filme filha do mal

05/02/2012 - Os Descendentes (The Descendants, 2011, EUA), no CBF. - Filme indie que sofreu um grande boost por ser indicado ao Oscar, conta a história de um homem no Havaí que descobre que sua esposa (em coma após um acidente) estava traindo ele. Um drama razoável, mas esquecível. Meu post sobre o filme aqui.

17. filme os descendentes

05/02/2012 - O Artista (The Artist, 2011, França/Bélgica), no CBF. - Filme quase todo mudo e em preto e branco, que conta a história de um ator de filmes mudos sofrendo com a transição para a época dos filmes falados. Uma verdadeira pérola reunindo homenagem e saudosismo, aproveitando-se ao máximo de seus recursos de linguagem, com uma história bem bonitinha. Recomendado.

18. filme o artista

06/02/2012 - Histórias Cruzadas (The Help, 2011, EUA), no CIF. - Nos Estados Unidos na época da luta pelos direitos civis dos negros, uma aspirante a escritora faz o impensável numa pequena cidade sulista: reúne depoimentos das empregadas negras em um livro, mostrando um lado que muitas pessoas esperavam manter sempre escondido. Apesar do tom de feel good movie com seus momentos calculados para arrancar lágrimas, é um filme bom e interessante. Simplista e maniqueísta (e portanto, infantilóide), mas vale como entretenimento.

19. filme histórias cruzadas

12/02/2012 - A Separação (Jodaeiye Nader az Simin, 2011, Irã), no CBF. - Nader e Simin estão se separando por não concordarem onde criar a filha, já que ela quer mudar para o exterior enquanto ele quer permanecer no Irã, também por causa de seu pai com Alzheimer. Quando Simin deixa a casa, Nader contrata uma empregada para tomar conta do pai e cuidar da casa, mas algo dá errado. Um filme sobre personagens, com bons, tridimensionais e verossímeis personagens. Apesar dos recursos escassos de produção, um ótimo filme. Recomendado.

20. filme a separação

18/02/2012 - Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vigança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance, 2011, EUA), no CIF. - Consegue ser do mesmo nível do primeiro filme do Motoqueiro Fantasma, se não pior. Ou seja, é ruim. Nesse reboot da franquia em que Nicholas Cage atua numa preguiça visível, o Motoqueiro Fantasma tem que ajudar um garoto que está destinado a se tornar o invólucro do diabo. Meu post sobre o filme aqui.

21. filme motoqueiro fantasma: espírito de vingança

19/02/2012 - Para Poucos (Happy Few, 2010, França), no PCA. - Filme francês que trata sobre dois casais que praticam a troca de parceiros entre si. O filme seria meio arrastado se não mostrasse boas cenas de nudez e sexo. Essas cenas, entretanto, são um pouco comedidas até, apesar de bastante excitantes no contexto. Vale pelas cenas de sacanagem e pela visão liberal e natural com que o tema é tratado (apesar de que nesse tipo de filme, eu sinto que é "pregar pro pároco", usando um ditado irônico).

22. filme para poucos

19/02/2012 - A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011, EUA), no CBF. - Scorsese dirige um conto de fadas romantizado (não à toa, em Paris), que tanto prima pela beleza visual impecável quanto pela bela e emocionante homenagem ao cinema, especialmente àqueles filmes que nos fazem viajar, como o gênero fantasia e ficção científica. Se isso não bastasse, é o melhor 3D que já vi até agora. Ah!, e tem minha linda pequena musa Chloe Moretz também. Recomendadíssimo.

23. filme a invenção de hugo cabret

20/02/2012 - A Dama de Ferro (The Iron Lady, 2011, Reino Unido/França), no CIF. - Uma cinebiografia da ex-primeira ministra Margaret Tatcher, apelidada como Dama de Ferro, por suas convicções ferrenhas, seu jeito intransigível e sua vontade ferrenha. Sem focar em decisões no governo, que foram e são até hoje polêmicas, o filme tenta humanizar a personagem ao jogar um drama pessoal, mas que além de não funcionar, só torna o ritmo do filme estranho. Fraco, se não fosse pela atuação de Meryl Streep, seria um filme inexpressivo (mais ainda).

24. filme a dama de ferro

20/02/2012 - Reis e Ratos (Reis e Ratos, 2012, Brasil), no CIF. - Misturando comédia, nonsense, história e noir, o filme mostra uma história alternativa onde certos eventos misteriosos e cômicos acontecem antes do golpe da ditadura brasileira. Um filme razoável, mas longe de ser extraordinário, tem como ponto forte as atuações, e como ponto fraco, alguns vícios de linguagem típicos de televisão.

25. filme reis e ratos

20/02/2012 - O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011, EUA), no CIF. - Filme baseado em fatos reais sobre um gerente de uma equipe de baseball que escolhe o seu time baseado em um novo método de olhar as estatísticas do jogo, e com isso, acaba revolucionando o próprio baseball, ao ir contra o status quo de como era feito até então. Um ótimo filme, bem azeitadinho, que tem seu ponto fraco justamente em ser tão quadradinho, tão certinho, que por isso, não revoluciona como o treinador da história, vivido por Brad Pitt. De qualquer forma, um ótimo filme.

26. filme o homem que mudou o jogo

27/02/2012 - Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close, 2011, EUA), no CIF. - Garoto problemático, com tendências a síndrome do pânico, sofre com a perda do pai, morto no 11 de setembro. Curioso e inteligente, o menino costumava brincar e fazer "expedições" com o pai, ocasiões em que este preparava enigmas e incentivava o filho a se aventurar e descobrir o mundo. Algum tempo depois, o menino encontra uma misteriosa chave nas coisas do pai, e tentando se agarrar a memória dele, parte em uma busca para descobrir o que a chave abre. Apesar de alguns defeitos, não deixa de ser um filme emocionante, construído cuidadosamente pra arrancar lágrimas.

27. filme tão forte e tão perto

28/02/2012 - A Mulher de Preto (The Woman in Black, 2012, Reino Unido/Canadá/Suécia), no CIF. - Filme de suspense e terror sobrenatural a moda antiga, que investe no clima de mistério, com aspectos técnicos invejáveis. Só derrapa um pouco na atuação de seu protagonista, Daniel Radcliffe, que ainda precisa provar que pode se livrar da maldição de Harry Potter. Meu post sobre o filme aqui.

28. filme a mulher de preto

03/03/2012 - Albert Nobbs (Albert Nobbs, 2011, Reino Unido/Irlanda), no CBF. - Um drama que conta a história da personagem-título, que passa quase toda a vida inteira vivendo como um homem, enquanto é na verdade, uma mulher. Depois de um incidente em que Nobbs descobre não ser a única mulher fingindo ser um homem, para conseguir trabalho e viver numa sociedade machista e pobre da Irlanda do século 19, ele/ela sonha em abrir um negócio próprio e formar uma família. Antes de ser um filme sobre a sexualidade dos gêneros, é um filme sobre a desigualdade destes perante as sociedades.

29. filme albert nobbs

03/03/2012 - Billi Pig (Billi Pig, 2012, Brasil), no CBF. - Uma comédia de absurdos que é absurdamente sem graça. Se o nonsense era pra propiciar algum humor, não conseguiu. Atriz ruim casada com vendedor de seguros falido se unem a padre picareta para tentar dar um golpe num bicheiro cuja filha se encontra em coma. E tudo o que eles precisam é de um milagre. Assim como o filme, para ser bom. Um ótimo exemplo de como o cinema nacional pode ser péssimo.

30. filme billi pig

03/03/2012 - Anjos da Noite - O Despertar (Underworld: Awakening, 2012, EUA), no CBF. - O quarto capítulo da saga Underworld é o mais fraco até agora da franquia. As cenas de ação e Kate Beckinsale com sua roupa "embalada a vácuo" continuam ótimas, mas a história é bem fraquinha. Num futuro em que os humanos descobrem a existência dos vampiros e dos lycans, e os caçam, a vampira protagonista Selene acorda de um sono criogênico forçado pra descobrir o que aconteceu, e acaba procurando um ser que possui forte ligação com ela.

31. filme anjos da noite o despertar

04/03/2012 - Drive (Drive, 2011, EUA), no CIF. - "Alguns heróis são reais". Excelente frase que resume o filme. A história é de um piloto solitário que de noite dirige para criminosos, "fazendo um bico". Quando ele se envolve com a vizinha e o marido retorna trazendo problemas que podem ameaçar toda a família, o piloto-herói sem nome se envolve num roubo que dá muito errado. Excelente filme, que tem aquele feeling de western moderno, com um herói misterioso e relutante, mas que faz o correto, mesmo quando isso é o mais difícil. Recomendado.

32. filme drive

05/03/2012 - Poder Sem Limites (Chronicle, 2012, EUA), no CIF. - Filme sobre adolescentes que ganham super-poderes, no melhor estilo X-Men (mas faltando um prof. Xavier) e filmam suas "peripécias". Filmado no estilo mockumentary, com as câmeras inseridas no universo do filme, é uma boa mistura de filmes de super heróis, drama adolescente (sobretudo a inadequação da fase), e documentários falsos (á la Bruxa de Blair, que popularizou o formato). Um ótimo filme.

33. filme poder sem limites

10/03/2012 - John Carter - Entre Dois Mundos (John Carter, 2012, EUA), no CIF. - Aventura que mistura ficção científica e fantasia, num tom meio ingênuo e oitentista, mas com efeitos visuais modernos. O filme mostra John Carter, um ser humano que acaba acidentalmente transportado para Marte, onde, por causa da diferença de gravidade, adquire força e agilidades aumentadas. Ele acaba envolvido numa guerra civil, que no fundo é causada por poderosos seres misteriosos, ao lado da princesa de uma das cidades-estado da guerra. Filme bobinho, mas divertido.

34. filme john carter entre dois mundos

10/03/2012 - O Pacto (Seeking Justice, 2011, EUA), no CIF. - Homem tem a mulher estuprada. No hospital, um estranho se oferece para fazer justiça, em troca de um favor futuro. O estuprador é morto, e seis meses depois, a cobrança do favor é feita, envolvendo uma grande conspiração. Filme regular, com furos de roteiro, mas que diverte. E tem um Nicholas Cage mais contido.

35. filme o pacto

12/03/2012 - W.E. - O Romance do Século (W.E., 2011, Reino Unido), no CIF. - Madonna filma duas histórias de romance que se misturam. Uma é o romance histórico entre o rei da Inglaterra e uma plebeia americana, pelo qual o rei abdicou o trono (e abriu espaço para o irmão gago fazer o seu O Discurso do Rei). O outro romance é contemporâneo (e mais fictício), com uma mulher que tem o mesmo nome da plebeia do passado e que tem uma vida amorosa igualmente complicada. Misturando passado e presente, ficção e fatos históricos, o filme tem um ritmo rápido, que se contrapõe ao modo mais calmo como a diretora desenvolve as suas personagens, sobretudo a contemporânea. Infelizmente, no terço final o filme se perde um pouco, ficando um pouco arrastado. Mas no balanço final, é um filme interessante indicado pra quem gosta de romances.

36. filme W.E. O romance do século

13/03/2012 - A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011, EUA), no CIF. - Não resisti e fui assistir Hugo mais uma vez no cinema, como ele deve ser apreciado, especialmente pela sua lindíssima fotografia 3D. Igualmente emocionante, não me importaria de ver mais (alg)uma(s) vez(es).

37. filme a invenção de hugo cabret

14/03/2012 - Patrulha Estelar (Space Battleship Yamato, 2010, EUA), na LPC. - Adaptação em live-action do anime/mangá, que conta a história de ficção científica do encouraçado Yamato, que é transformado numa nave espacial de combate, no ano de 2199, quando a Terra está quase toda inabitável por causa da radiação causada pelo ataque de meteoros de uma civilização extra-terrestre. Nesse cenário, a tripulação da Yamato parte para Iscandar, um planeta há muitos anos-luz que pode ter a salvação da humanidade. Pra quem é fã, é uma boa adaptação, apesar das inevitáveis mudanças. Pra quem não é, fica parecendo um filme datado dos anos 70/80, mas com efeitos visuais modernos.

38. filme patrulha estelar yamato

17/03/2012 - Habemus Papam (Habemus Papam, 2011, Itália/França), no CBF. - Quando o novo Papa é eleito, ele tem uma crise e se nega a aparecer para os fiéis. Um filme com uma premissa inusitada, que humaniza e até mesmo infantiliza os cardeais da igreja católica, mas que se perde em meio a muitas ideias inexploradas. Tem como ponto forte a atuação de Michel Piccoli como papa.

39. filme habemus papam

18/03/2012 - Shame (Shame, 2011, Reino Unido), no CBF. - Um homem viciado e com compulsão para o sexo tem a vida ainda mais complicada ao receber em casa a irmã. Apesar de todo o hype que houve em torno do filme, considerando-o polêmico, chocante, etc., não é para tanto. É um filme, entretanto, que explora bem e de maneira realista os meandros de como conseguir sexo, seja o solitário ou não. No fim das contas, é um filme bem interessante.

40. filme shame

18/03/2012 - As Mulheres do 6º Andar (Les femmes du 6ème étage, 2010, França), no CBF. - De forma leve e descontraída, o filme é uma comédia que mostra como a vida de um banqueiro francês, em Paris dos anos 60, é mudada ao começar a se relacionar com as empregadas espanholas que habitam o sexto andar de seu prédio. Um filme divertido, que deixa de lado qualquer crítica social mais aprofundada, para fazer rir (e por que não, chorar?). Recomendado para aqueles dias em que você quer ver um sonho e não o mundo real.

41. filme as mulheres do sexto andar

19/03/2012 - Projeto X - Uma Festa Fora de Controle (Project X, 2012, EUA), no CIF. - Comédia em forma de mockumentary/found footage sobre um grupo de adolescentes não tão populares assim, que planejam uma festa para se tornarem populares e claro, pegar umas gatinhas. Entretanto, assim como o título entrega, a festa sai fora de qualquer controle. Uma comédia de adolescentes para adolescentes. Ou seja, se você ligar o cérebro no modo idiota-adolescente (porque afinal, todo adolescente É idiota), pode curtir o filme.

42. filme projeto x uma festa fora de controle

19/03/2012 - Protegendo o Inimigo (Safe House, 2012, EUA/África do Sul), no CIF. - Filme de ação à moda antiga, com muito tiroteio e ação. A história é até bem desenvolvida, mostrando um agente da CIA responsável pela manutenção de um esconderijo seguro se envolvendo numa trama enorme, quando um famoso ex-agente e negociador de informações é levado até a "casa segura" que ele mantém. Lembra muito os filmes de ação dos anos 80, em que a pirotecnica não é tão exagerada e a ação é bem feita. E tem também o Denzel Washington interpretando o típico badass Denzel Washington.

43. filme protegendo o inimigo

20/03/2012 - Anderson Silva - Como Água (Like Water, 2011, EUA), no CIF. - Documentário focado no período de preparação de Anderson Silva, campeão de UFC, para o combate de defesa do cinturão contra Chael Sonnen. Se o documentário tem um ponto positivo, é o de atiçar a curiosidade sobre Silva, já que o documentário é fraquíssimo. Explorando pouco o treinamento, a vida pessoal e até a história de Silva, o documentário parece querer pintar um quadro de "nós versus eles", fazendo com que Sonnen pareça um vilão caricato e Silva o herói que surgiu das classes mais baixas. Se isso não fosse suficiente, tecnicamente o filme ainda é sofrível, com diálogos frequentemente ininteligíveis. O campeão merecia mais.

44. filme anderson silva como água

23/03/2012 - Pina (Pina, 2011, Alemanha/França/Reino Unido), no CBF. - Mistura de documentário com filmagens de espetáculos de dança. A fotografia em 3D é lindíssima e o diretor Wim Wenders acerta ao mostrar as coreografias da dançarina/coreógrafa homenageada Pina Bausch em cenários diversos. Entretanto, erra na montagem, fazendo com que cada dança seja mostrada cortada, não mostrando a coreografia no total. Além disso, as cenas que são mostradas nesses cortes, mostrando os dançarinos quietos, com uma narração ao fundo, só funciona pra quem já conhece e admira o trabalho de Pina. Assim, o espectador médio além de não conhecer melhor o trabalho de Pina por si só, através da dança, também acaba não conhecendo bem quem ela foi, pois não é sobre isso que tratam os depoimentos - são sobre saudade de alguém querido que se foi. Ou seja, só vale a pena se você gostar e acompanhar a arte da dança.

45. filme pina

25/03/2012 - Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012, EUA), no CIF. - Numa terra distópica, todo ano cada um dos doze distritos do país devem fornecer um casal de jovens, entre 12 e 18 anos, para participarem de um jogo mortal cujo vencedor é o último a permanecer vivo. Uma mistura de Battle Royale (na parte do jogo em si) e Big Brother e reality shows (antes do jogo começar). Bons personagens, história decente, boa ação e boas interpretações. Só achei um pouco forçado demais a fotografia do diretor, que abusa demais da câmera na mão e planos tremidos, dando aquela sensação de ação, mesmo em momentos mais tranquilos. Entretanto, é um bom filme, bastante divertido. E a Jennifer Lawrence está muito gata.

46. filme jogos vorazes

25/03/2012 - Donnie Darko (Donnie Darko, 2001, EUA), no PS3. - Revisto o filme, desta vez na versão do diretor, que deixa o filme mais explicadinho. Donnie Darko é uma ficção científica que trata de viagens no tempo, paradoxos, mas ao mesmo tempo, trata de dramas humanos, especialmente os adolescentes. Um filme complexo e emocionante, com um elenco excelente. Tão bom que eu assisti a versão do diretor e logo em seguida revi o filme, ouvindo os comentários do diretor e do ator principal, Jake Gyllenhaal.

47. filme donnie darko

28/03/2012 - O Guarda (The Guard, 2011, Irlanda), no CIF. - Uma fantástica comédia ácida, com um bom humor negro e personagens tão críveis quanto interessantes. É a história de um sargento em uma pequena cidade na Irlanda, que longe de ser um modelo de policial, acaba se envolvendo no meio de uma trama com contrabandistas internacionais, ao mesmo tempo que lida com seus próprios problemas. Recomendadíssimo.

48. filme o guarda

31/03/2012 - Guerra é Guerra (This Means War, 2012, EUA), no CBF. - Comédia romântica que mistura no caldo um pouco de ação. Dois super agentes secretos e amigos se apaixonam sem querer pela mesma mulher e disputam quem a conquistará. Filme raso e que tem muitos absurdos, fora os que geralmente vêm junto a comédias românticas rasteiras. Mas como o clima é bem caricato, dá pra se divertir, já que tudo se transforma numa grande palhaçada. Ou seja, vale umas risadas.

49. filme guerra é guerra

31/03/2012 - Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, 2012, EUA), no CBF. - Uma década depois de derrotar o monstro Kraken, Perseu leva uma vida tranquila de pescador, ensinando o filho. Mas quando as amarras que prendem o titã Cronos começam a enfraquecer, Zeus vem pedindo o seu auxílio, que ele nega em um primeiro momento, mas depois se rende à sua jornada heróica. Comparado com o primeiro Fúria de Titãs, continua se lixando pra mitologia grega clássica, mas foca-se ainda mais na ação, deixando qualquer desenvolvimento de personagens de lado. Ação e lutas contra monstros gigantescos. No fim, é isso o que importa num filme desses e é isso o que a massa que assiste geralmente quer. E o 3D, se não é dos melhores, também não chega a importunar.

50. filme fúria de titãs 2

01/04/2012 - A Dançarina e o Ladrão (El baile de la Victoria, 2009, Espanha), no CBF. - No Chile, dois ex-presidiários são soltos devido a uma anistia. O mais velho, conhecido como uma lenda no ramo de abertura de cofres, procura sua família. O mais novo se encontra com uma menina muda e se apaixona por ela depois de vê-la dançar. O caminho desses dois se une num último golpe, que pode deixá-los milionários... Se eles conseguirem vencer seus dramas pessoais para executá-lo. Um drama instigante, com interpretações maravilhosas que garantem personagens marcantes. Como não poderia deixar de ser um filme que tem Ricardo Darín, recomendado.

51. filme a dançarina e o ladrão

02/04/2012 - Confessions (Kokuhaku, 2010, Japão), na LPC. - Japoneses sabem fazer um filme bom de suspense e drama. Excelente filme, tenso do início ao fim, com uma história e reviravoltas surpreendentes. A história começa com uma professora confessando algo para os colegas relacionado à morte de sua filha, o que iniciará uma série de eventos imprevisíveis. Um filme que se fosse produzido nos EUA, iria explodir cabeças. Infelizmente, difícil de encontrar por "meios normais". Mas tem minha recomendação máxima.

52. filme confessions kokuhaku

03/04/2012 - Grave Encounters (Grave Encounters, 2011, Canadá), na LPC. - Mais um filme de terror no estilo "filmes encontrados" (found footage) ou documentário falso (mockumentary). Apesar do estilo batido, este filme tem bons pontos positivos, entre eles: a ambientação sobrenatural muito boa, a tensão no ambiente claustrofóbico (ambos elementos que lembram bem jogos de survival horror sobrenatural, estilo Silent Hill), e a sátira que fazem com programas de caçadores de fantasmas, comuns em canais de documentários. No filme, um grupo desses caçadores de fantasmas, fazendo uma série para TV, acabam encontrando um lugar realmente assombrado. Recomendado para fãs de terror e sobrenatural.

53. filme grave encounters

05/04/2012 - Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror, 2012, EUA), no CIF. - Nova versão da clássica história da Branca de Neve, é um filme simpático. Tem bons momentos de comédia, especialmente pelo sarcasmo da rainha má interpretada por Julia Roberts, e é todo caricato. Enfim, um filme leve e até meio bobinho, mas que ganha pontos pelas atrizes, Roberts bem a vontade toda debochada, e Lily Collins lindíssima como Branca.

54. filme espelho espelho meu

06/04/2012 - Xingu (Xingu, 2012, Brasil), no CBF. - Filme inspirado em fatos reais que conta a história de como os irmãos Villas-Bôas desbravaram o sertão brasileiro e entraram em contato com indígenas, tornando-se os maiores defensores daquelas culturas e sendo responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu, reserva onde esses povos vivem. A fotografia é excepcional, aproveitando a beleza das locações, assim como as atuações, igualmente memoráveis, com destaque para o sempre ótimo João Miguel como Orlando Villas-Bôas. Um exemplo de como o cinema nacional pode render pérolas contando nossa história, com orgulho e sem demagogia.

55. filme xingu

06/04/2012 - O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dr. Seuss' The Lorax, 2012, Brasil), no CBF. - Animação 3D simpática, que tem uma forte mensagem ambiental. Infelizmente, se perde um pouco em seus números musicais, que nunca chegam a empolgar. A história é de um garoto que mora numa cidade toda artificial, onde até as árvores são de plástico. Apaixonado por uma garota que gostaria de ver árvores de verdade, o garoto parte em uma jornada para achar a única pessoa que sabe o que aconteceu com as árvores, e quem sabe, conseguir resgatar as trúfulas do título, que são a espécie de árvore no filme. Filme mediano, que oscila muito entre o infantil demais e uma pegada mais adulta, o que acaba prejudicando o resultado final.

56. filme o lorax em busca da trúfula perdida

08/04/2012 - Red White & Blue (Red White & Blue, 2010, EUA), na LPC. - Filme indie, que tem depois de cerca de meia hora, muda o gênero completamente, passando do drama para a violência. Começamos acompanhando Erica, uma moça sem rumo na vida que vai para a cama com qualquer um. Um dia, ela conhece um estranho que a ajuda e aí se forma um novo relacionamento. Mas o passado de Erica pode voltar, trazendo muitas coisas inesperadas. No geral o filme até tem uma boa ideia, mas infelizmente falhas no roteiro e o baixo orçamento (inclusive com várias atuações ruins) tornam a película muito aquém do que poderia ser.

57. filme red white and blue

14/04/2012 - À Margem do Lixo (À Margem do Lixo, 2008, Brasil), no CBF. - Documentário sobre catadores de lixos e suas organizações (cooperativas, associações) na cidade de São Paulo. O filme começa muito bem, expondo de maneira orgânica questões políticas, enquanto vai introduzindo seus "personagens" e seus dramas. Entretanto, no terço final a campanha política é exacerbada e os dramas pessoais individuais são deixados de lado, o que enfraquece o documentário, já que o deixa com ar de manifesto político (com um estilo universitário). Mesmo assim, de maneira geral é muito interessante, especialmente pelos dois primeiros terços, e apesar da fotografia realista/naturalista, conseguiu ótimos planos.

58. filme à margem do lixo

14/04/2012 - Área Q (Área Q, 2012, Brasil), no CBF. - Filme que se passa em área "New Age" do nordeste, onde se reúnem "místicos" e curiosos por OVNIs. A trama mostra um jornalista americano que vem investigar alguns relatos de "extra-terrestres místicos" que acabam se entrelaçando com seu drama pessoal, de ter perdido o filho misteriosamente sequestrado. O filme é um ótimo exemplo de como fazer um filme ruim de nicho (espírita). O roteiro é fraquíssimo, cheio de buracos e clichês, e as atuações quando não são amadoras, são igualmente ruins. A fotografia também não ajuda, apesar dos cenários naturais belíssimos. E nem mencionarei os efeitos especiais indignos até de canais do youtube. Em suma, um filme que eu só não digo que gostaria de apagar da memória, porque poderia incorrer no erro de, curioso, assistir de novo.

59. filme área q

16/04/2012 - 12 Horas (Gone, 2012, EUA), no CIF. - Jovem é sequestrada e mantida presa num buraco no meio da floresta. Ela consegue escapar e chamar a polícia, mas pela falta de evidências físicas, ninguém acredita nela. Meses depois, a irmã dela desaparece e a jovem tem certeza de que é o mesmo sequestrador, mas ninguém na polícia acredita. Ela então parte em busca de sua irmã. Um filme de suspense e mistério interessantes, que consegue manter o espectador curioso até o final. É um filme bem quadradinho, no sentido de que não tem grandes inovações nem nada, mas com certeza vale o ingresso.

60. filme 12 horas

21/04/2012 - Adorável Pivellina (La Pivellina, 2009, Itália/Áustria), no PCA. - Menina de uns dois anos é abandonada num parque e acaba sendo cuidada por uma estranha família: um casal de idade de trabalhadores de circo e um jovem garoto. Um filme quase sem história e que se apóia na fofurice e meiguice da pequena menina do título. Meu post sobre o filme aqui.

61. filme adorável pivellina

21/04/2012 - Beleza Adormecida (Sleeping Beauty, 2011, Austrália), no PCA. - Lucy leva uma vida fragmentada: estuda, trabalha em empregos monótonos e repetitivos, mas também sai de noite para fazer programas como garota de luxo. Ao procurar por novas oportunidades, acaba entrando num mundo de alto luxo fetichista, onde ela é paga para ficar dormindo enquanto os clientes fazem de tudo com ela, a não ser penetração. Um filme complexo, pretensioso, carregado de simbolismos (talvez até demais) e que provoca um certo mal estar, ao contrário de sua protagonista, que vive anestesiada. Mas qualquer filme que tenha Emily Browning nua em pêlo já ganha vários pontos.

62. filme beleza adormecida

22/04/2012 - Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan, 2011, China/EUA), no CIF. - Duas duplas de mulheres, uma no passado outra no presente, vivem altos e baixos de uma amizade verdadeira entre mulheres. Um filme que a primeira vista tem cara de filme chinês, mas que acaba se revelando bastante pasteurizado, no estilo Hollywood. Não deixa, entretanto, de arrancar umas lágrimas naquelas pessoas que ainda não se acostumaram aos truques clichês de filmes. Um filme mediano, mas que tinha um potencial pra bem mais.

63. filme Flor da neve e o leque secreto

22/04/2012 - A Perseguição (The Grey, 2011, EUA), no CIF. - Um ótimo filme, tenso, de suspense e que trabalha também algumas questões filosóficas na segunda metade da projeção, mas mantendo a coerência. Um grupo de trabalhadores voltando do Alasca sofre uma queda com o avião. Os sobreviventes além de enfrentarem o frio, se vêm a volta de uma alcateia (bando de lobos) que os atacam por terem caído justamente no seu território. Recomendado. Meu post sobre o filme aqui.

64. filme a perseguição

28/04/2012 - Os Vingadores - The Avengers (The Avengers, 2012, EUA), no CBF. - Os heróis mais poderosos da Terra num filme que é fácil a melhor adaptação de HQs para cinema, preservando o estilo comics (Nolan e seus Batmans não se enquadram muito no gênero HQ).

65. filme os vingadores - the avengers

30/04/2012 - Um Método Perigoso (A Dangerous Method, 2011, Reino Unido/Alemanha/Canadá/Suíça), no CBF. - Filme que retrata o começo da psicanálise com os encontros e relações entre Freud e Jung, bem como o relacionamento deste com Sabina Spielrein. Um filme bem "quadrado", apesar de tratar de temas como perversões sexuais e fetiches.

66. filme um método perigoso

01/05/2012 - American Pie: O Reencontro (American Reunion, 2012, EUA), no CBF. - A franquia de filmes de comédia adolescente American Pie voltando às suas origens, com os personagens dos primeiros filmes se reencontrando vários anos depois, mas continuando essencialmente os mesmos. Algumas piadas recicladas, algumas poucas novidades e só. Assim como os protagonistas e atores, envelheceu. Um filme só pra quem era fã dos originais e está com uma alta dose de saudosismo.

67. filme american pie o reencontro

02/05/2012 - Os Vingadores - The Avengers (The Avengers, 2012, EUA), no CIF. - Não é sempre que eu vejo um filme no cinema mais de uma vez. E o fato de eu ter visto Os Vingadores novamente, basta pra mostrar que eu realmente adorei esse filme. Desta vez em 3D, que é totalmente dispensável.

68. filme os vingadores - the avengers

04/05/2012 - Paraísos Artificiais (Paraísos Artificiais, 2012, Brasil), no CBF. - Na propaganda, é vendido como um filme sobre amor e êxtase. É na verdade sobre amor e ecstasy, além de DJs, música eletrônica e festivais. Contando a história através de flashbacks, o filme falha ao não conseguir fazer com que o espectador se coloque no lugar dos personagens, especialmente devido à sua estrutura (que mais parece esconder um segredo, como um thriller). Entretanto, ganha pontos com os marmanjos ao apresentar a bela atriz Nathalia Dill bem a vontade, se é que você me entende.

69. filme paraísos artificiais

20/05/2012 - Battleship - A Batalha dos Mares (Battleship, 2012, EUA), no CBF. - Inspirado no jogo "Batalha Naval", este filme é uma tremenda perda de tempo. Até pensei em fazer um post criticando, mas até isso seria perder tempo. História incoerente, personagens desinteressantes e ação morna. Arrumar um amigo e jogar batalha naval é mais divertido do que este filme.

70. filme battleship a batalha dos mares

21/05/2012 - O Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Marigold Hotel, 2011, Reino Unido), no CIF. - Um simpático filme feel good com personagens na terceira idade, que balanceia bem humor e drama, sem, no entanto, se aprofundar em nenhum dos dois aspectos. Vale pelo elenco, indiscutivelmente excelente. Na história, um grupo de aposentados ingleses viajam à Índia para se hospedarem no hotel do título, que funcionaria como uma espécie de casa de repouso para idosos. Entretanto, ao chegarem lá, todos se deparam com situações que irão mudar suas já bastante vividas vidas. Poucas vezes talentos tão grandes estiveram num filme, pena que o roteiro não aproveita tão bem alguns deles. Enfim, um filme leve e simpático.

71. filme o exótico hotel marigold

21/05/2012 - O Corvo (The Raven, 2012, EUA/Hungria/Espanha), no CIF. - A ideia desse filme é ótima: inspirado nos escritos de Edgar Allan Poe, um "fã" começa a assassinar pessoas como nas histórias de Poe. Quando a amada de Poe é raptada pelo maníaco, o escritor junto com um policial irá fazer o trabalho de detetive e tentar achar o assassino antes que seja tarde demais. Interessante pra quem gosta da literatura de Poe, mas como filme, deixa a desejar um pouco, sendo que o suspense e a tensão não saem à altura dos escritos de Poe, o que é uma infeliz ironia. É interessante, entretanto, ver Poe como John Cusack e não o contrário.

72. filme o corvo

21/05/2012 - Plano de Fuga (Get the Gringo, 2012, EUA), no CIF. - Mel Gibson como há muito tempo não se via, numa excelente forma (para as cenas de ação) e timing (para a comédia). Filme divertidíssimo, que lembra uma mistura de O Troco com Maverick, ambos com Gibson. Tem um feeling anos 80/90, o que talvez seja o motivo de ser tão divertido. No filme Gibson é um ladrão profissional que, fugindo para o México, acaba sendo preso (depois de ter o seu suado e roubado dinheiro, roubado por policiais corruptos) numa prisão mexicana. Com muita ação e, principalmente, malandragem, ele vai armando para fugir da prisão e recuperar o seu dinheiro, enquanto ainda dá um jeito nos perseguidores enviados pelo dono do dinheiro. Se você é (ou era) fã de Gibson na sua fase áurea de ação, este filme é mais do que recomendado.

73. filme plano de fuga

26/05/2012 - As Neves do Kilimanjaro (Les Neiges du Kilimandjaro, 2011, França), no PCA. - Drama leve sobre um casal francês já de certa idade, que depois de receber como presente de aniversário de casamento, uma viagem à África, se vê roubado. As consequências deste roubo é que puxam a história. O filme consegue desenvolver seus personagens principais, mas é relativamente raso ao enfocar questões que ele mesmo aborda, como o sindicalismo, relação patrão x empregado ou mesmo uma estrutura familiar corroída.

74. filme as neves do kilimanjaro

26/05/2012 - O Porto (Le Havre, 2011, França/Finlândia/Alemanha), no PCA. - O que poderia ser um drama pesado, se torna uma comédia dramática ou uma dramédia leve. Infelizmente, o trailer entrega as melhores cenas cômicas, mas mesmo assim, ainda vale a pena ver. Um casal de idosos pobres mora na Normandia. No porto, um jovem imigrante africano foge da fiscalização. O caminho do menino e do idoso se entrelaçam, justamente quando a mulher do idoso passa por problemas de saúde. Um filme simpático, um tanto caricato, com um clima de fábula moderna.

75. filme o porto

27/05/2012 - Sete Dias com Marilyn (My Week with Marilyn, 2011, Reino Unido/EUA), no CBF. - Interessante filme que reconstitui as filmagens de um filme de Marilyn Monroe na Inglaterra, visto pelos olhos de um jovem assistente de direção, que acaba envolvido com a estrela. Baseado no livro do próprio rapaz, o filme parece um tanto fantasioso em alguns momentos, mas é interessante ao mostrar os bastidores da produção. Coincidentemente, a produção de época e ambientação são pontos fortes do filme, assim como as boas atuações.

76. filme sete dias com marilyn

27/05/2012 - Homens de Preto 3 (Men in Black III, 2012, EUA), no CBF. - Tão divertido quanto o primeiro, este terceiro capítulo dos Homens de Preto ganha muitos pontos ao colocar Josh Brolin como o jovem agente K, tendo uma excelente química com o seu parceiro, Will Smith. Apesar das evidentes furadas de roteiro (explicar viagens no tempo não raramente deixa algum furo), a comédia e a ação compensam. Um blockbuster divertido e que vale o ingresso.

77. filme homens de preto 3

29/05/2012 - Diário de um Jornalista Bêbado (The Rum Diary, 2011, EUA), no CIF. - Filme inspirado na vida real do jornalista Hunter Thompson, no começo de sua carreira em Porto Rico. Apesar de ser vendido como uma comédia de sair com a barriga doendo de tanto dar risada da sessão, o filme é bem modesto nesse quesito, enveredando até para o drama em vários momentos. Seria um filme fraco, não fosse Johnny Depp e seu personagem Paul Kemp fascinantes em suas escolhas. E como colírio para os olhos, tem também a bela Amber Heard, que faz o papel de mocinha a ser resgatada do vilão. Decorativa, sem dúvida. Mas uma bela decoração.

78. filme diário de um jornalista bêbado

29/05/2012 - Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, 2011, Brasil), no CIF. - Um triângulo amoroso entre um fotógrafo, um pastor e sua mulher, no interior do Pará. Resumindo a sinopse, parece ser um filme como qualquer outro, mas não se engane: é um filme ao mesmo tempo belo e melancólico, com diferentes camadas (mas nem por isso, complicado). Destaque para Camila Pitanga, que além de linda, entrega uma atuação poderosa. Meu post sobre o filme aqui.

79. filme eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

02/06/2012 - Solteiros Com Filhos (Friends with Kids, 2011, EUA), no CBF. - Um interessante drama travestido de comédia romântica, que explora as novas configurações do que consideramos família nos dias atuais, pela ótica de três casais diferentes e suas histórias com filhos. Na trama, um casal de amigos, cujos amigos estão todos casados e tendo filhos, resolve ter um filho juntos, mas sem se tornarem um casal, mantendo a busca pelo "parceiro ideal" separado da necessidade de procriação. Simpático, engraçado, que sugere boas reflexões e, como não poderia deixar de ser, com um final romântico meigo.

80. filme solteiros com filhos

02/06/2012 - A Delicadeza do Amor (La Délicatesse, 2011, França), no CBF. - Mistura de drama e comédia, em que uma bela e jovem viúva Audrey Tautou leva uma vida anestesiada, depois da morte do marido. Mas quando um colega de trabalho, meio feinho e aparentemente sem atrativos se apaixona por ela, as coisas podem mudar. O filme exibe um bom tempo de comédia, especialmente de François Damiens, que vive o rapaz "feinho". É um filme leve e sensível, de ritmo lento, e que equilibra bem a tragédia com o humor.

81. filme a delicadeza do amor

03/06/2012 - Kick-Ass - Quebrando Tudo (Kick-Ass, 2010, Reino Unido/EUA), no PS3. - Revisto em Bluray. Um ótimo filme de ação e uma excelente homenagem aos quadrinhos de super-heróis. Obrigatório, mais do que recomendado.

82. filme kick-ass quebrando tudo

04/06/2012 - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Män som hatar kvinnor, 2009, Suécia/Dinamarca/Alemanha/Noruega), na LPC. - Filme revisto, é o primeiro filme da trilogia baseado na trilogia de livros Millenium, que teve versão americana lançada há pouco tempo. A versão sueca do filme tem pontos bons e ruins em relação à americana, e continua sendo um bom thriller, adaptando bem o livro. Meu post sobre o filme aqui

83. filme millenium os homens que não amavam as mulheres

05/06/2012 - A Menina Que Brincava Com Fogo (Flickan som lekte med elden, 2009, Suécia/Dinamarca/Alemanha), na LPC. - Segundo filme da trilogia Millenium, a história agora é focada no passado de Lisbeth Salander, ao mesmo tempo em que ela é acusada de um triplo assassinato, sendo que dois dos mortos trabalhavam com Mikael Bloomkvist. Um thriller mediano, que consegue adaptar mais ou menos o livro, cujo conteúdo é realmente difícil de ser adaptado num filme.

84. filme millenium 2 a menina que brincava com fogo

05/06/2012 - A Rainha do Castelo de Ar (Luftslottet som sprängdes, 2009, Suécia/Dinamarca/Alemanha), na LPC. - A conclusão da saga Millenium é o filme mais fraco e mais complicado da série. Cortando diversos personagens em relação ao livro, o filme acaba sendo confuso, até porque também corta certas explicações que são dadas pelo narrador do livro (que é em terceira pessoa). Se o segundo filme já aponta para a leitura do livro que lhe deu origem, neste terceiro é quase obrigatório.

85. filme millenium 3 a rainha do castelo de ar

08/06/2012 - Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman, 2012, EUA), no CBF. - A história de Branca de Neve e os sete anões mais uma vez reinventada. Desta vez, entretanto, o caçador é que conquista o coração da heroína, como se deduz pelo nome do filme. Tem um clima mais sombrio quando trata a rainha má, o que é bacana, mas o filme derrapa feio com sua protagonista (Kristen Stewart, que parece não ter abandonado a apatia de sua personagem anterior, Bella).

86. filme branca de neve e o caçador

08/06/2012 - Deus da Carnificina (Carnage, 2011, França/Alemanha/Polônia/Espanha), no CBF. - Baseado em uma peça teatral, este filme tem excelentes diálogos e interpretações ainda melhores. É espantoso como o diretor Roman Polanski consegue dar uma boa fluência no filme, tendo basicamente um cenário, apenas com ângulos de câmera
e a interpretação soberba do elenco (que só tem "gigantes": Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly). Recomendadíssimo.

87. filme deus da carnificina

08/06/2012 - Para Sempre (The Vow, 2012, EUA/Brasil/França/Austrália/Reino Unido/Alemanha), no CBF. - Baseado em uma comovente história real, de uma mulher que sofre um acidente e esquece de toda sua vida de casada, com o marido tendo a difícil tarefa de reconquistar o amor de sua vida. Um filme meloso, de ouvir muitos narizes femininos fungando no cinema (e não por causa de resfriado). O filme acaba sendo bem medíocre, especialmente por causa da atuação do protagonista, que parece muito artificial. Bem, se servir de consolo, Rachel McAdams está linda como sempre. E é só por causa dela que eu não dormi no filme.

88. filme para sempre

09/06/2012 - A Última Estação (The Last Station, 2009, Alemanha/Rússia/Reino Unido), no CIF. - Drama histórico que mostra os últimos dias de Leon Tolstoi vistos através dos olhos de seu jovem secretário, focando nas brigas entre Tolstoi e sua esposa condessa, por causa especialmente dos direitos autorais de seus famosos livros (Guerra e Paz, Anna Karenina), e do movimento de Tolstoi, que pregava a abnegação de bens materiais. Personagens cativantes e interessantes, bem como atuações ótimas, fazem deste filme, que pertence a um gênero que eu particularmente não aprecio (dramas históricos), uma grata surpresa no meu rol de bons filmes.

89. filme a última estação

16/06/2012 - Prometheus (Prometheus, 2012, EUA), no CIF. - O que prometia ser um prequel de Alien, com a triunfal volta de seu diretor original, Ridley Scott, se mostrou uma decepção para fãs de ficção científica. Com um roteiro que oferece só perguntas e pouquíssimas respostas, tem cara de filme incompleto, mesmo em se tratando de um filme que supostamente abre uma nova franquia.

90. filme prometheus

17/06/2012 - Amor Impossível (Salmon Fishing in the Yemen, 2011, EUA), no CBF. - Uma comédia romântica leve, sem muitos dos clichês que acompanham esse gênero. De fato, o filme tende mais para uma leve dramédia do que o romance. No filme, o xeique do Iêmen quer levar a pesca a salmões para o seu país, e um especialista e uma executiva se unem num projeto (quase) impossível. Com personagens cativantes, é como uma fábula, com aquele sentimento de feel good no final da projeção.

91. filme amor impossível

23/06/2012 - E Aí... Comeu? (E Aí... Comeu?, 2012, Brasil), no CBF. - Comédia simpática, que apesar do nome e de vários diálogos soarem, a primeira vista, machistas, se revela um filme mais voltado ao público feminino, ao retratar os três protagonistas como "homens do novo milênio", com a virilidade e masculinidade prejudicadas, sensíveis até demais. Acompanha a história de três amigos e seus relacionamentos (tem o casado suspeitando ser corno, o bon vivant que só se relaciona com prostitutas e o recém-separado tentando superar a ex). Tem bons momentos. E, mesmo se não tivesse, eu assistiria só pra ver a beleza de Juliana Schalch, que infelizmente não tem tanto tempo em cena assim.

92. filme e ai comeu

23/06/2012 - O Que Eu Mais Desejo (Kiseki, 2011, Japão), no CIC. - Drama familiar japonês sobre dois irmãos que moram separados (um com o pai, outro com a mãe). Depois de ouvirem sobre o boato de que quando dois trens-bala se cruzam, você pode fazer um pedido e ele será atendido, cada um dos irmãos, auxiliado por seus amigos, irá partir em uma jornada até uma distante cidade onde duas linhas se cruzam. Com tons de fábula, emociona ao abordar relacionamentos familiares, o universo infantil e as amizades, com uma ótima direção do elenco mirim.

93. filme o que eu mais desejo

24/06/2012 - Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012, EUA), no CBF. - Há séculos atrás, um herdeiro de uma rica família ignora as intenções amorosas de uma bruxa. Como consequência, ela o amaldiçoa a se tornar vampiro (e portanto, imortal) e o prende em um caixão por uns 200 anos. Nos anos 70, o caixão é acidentalmente aberto e agora o vampiro procura seus parentes vivos, tentando restaurar a glória da família. Como era de se esperar de Tim Burton, o filme tem um clima sombrio (contrapondo-se aos coloridos anos 70, quando se passa a trama). Apesar de alguns bons momentos cômicos, a comédia é fraca e o drama, idem. Tirando a bruxa vivida pela bela Eva Green, os personagens são tão apagados quanto o rosto todo branco de Johnny Depp.

94. filme sombras da noite

30/06/2012 - A Primeira Coisa Bela (La Prima Cosa Bella, 2010, Itália), no CIC. - Um simpático filme sobre dramas familiares e o reencontro de si mesmo através de uma visita ao passado. Apesar do tema, é leve, usando mais da comédia. Na história, um professor frustrado volta para a cidade onde cresceu, após vários anos, para ver a mãe que está morrendo. Apesar dos personagens não serem profundos, nem tridimensionais, conseguem cativar o espectador. Enfim, é bem simpático.

95. filme a primeira coisa bela

30/06/2012 - As Idades do Amor (Manuale d'am3re, 2011, Itália), no CIC. - Uma comédia com três histórias de amor, cada uma se passando numa "idade". A primeira, "Juventude", mostra um jovem advogado traindo a noiva numa romântica vilazinha italiana. Na "Maturidade", outra história de traição, mas com toques mais malucos. E, por último "Além", com participação especial de Robert De Niro, mostrando que o amor não tem idade. As duas primeiras histórias são bem caricatas, apostando na comicidade. Entretanto, o humor apresentado é bem rasteiro, só um pouco acima do humor que se vê em programas típicos de televisão. A terceira história tem um clima diferente, um pouco mais séria (mas ainda abusando de partes de humor rasteiro). De Niro não se esforça muito, e mesmo a participação de Monica Bellucci não empolga. No geral, é um filme simpático, mas muito raso. E não deixa de ser irônico que a maioria das suas histórias seja focada em traições. (Ou será que para os italianos amor e traição sejam inseparáveis?)

96. filme as idades do amor

01/07/2012 - Para Roma, com Amor (To Rome with Love, 2012, EUA/Itália/Espanha), no CBF. - Várias histórias são contadas em paralelo (mas não necessariamente ocorrendo em paralelo), ambientadas em Roma (apesar de serem genéricas o suficiente para serem ambientadas em outro lugar). A nova comédia de Woody Allen é bem divertida, apesar de estar bem aquém de seus melhores filmes (mas está também bem além de seus piores). Personagens interessantes e cativantes, humor sarcástico e refinado, roteiro na medida. Enfim, se fosse de qualquer outro diretor/escritor/produtor, seria um ótimo filme. De Allen, é apenas bom. (Impossível não ter grandes expectativas.)

97. filme para roma com amor

08/07/2012 - Os Acompanhantes (The Extra Man, 2010, EUA/França), no CIC. - Um jovem professor de literatura inglesa com sérias dúvidas quanto a sua sexualidade se muda para Manhattam para tentar "se encontrar" e se tornar escritor. Lá, vai dividir o apartamento com um escritor de peças em decadência, que trabalha como acompanhante de luxo para velhas ricas de Nova York, um gentleman. O filme até tem bons momentos, mas assim como seu protagonista, ele ainda não se encontrou. Com personagens não desenvolvidos e fracos, a única coisa boa que se salva entre os coadjuvantes é a quase ponta de John C. Reiley, muito engraçada quando ele abre a boca. No mais, atuação bem afetada de Kevin Kline, voltando ao seu antigo ritmo, e uma boa atuação de Paul Dano, na medida do personagem.

98. filme os acompanhantes

09/07/2012 - O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man, 2012, EUA), no CIF. - Mais uma vez, a origem do Homem-Aranha no cinema. A diferença é que agora ela está entrelaçada com o vilão Lagarto. Eu admito que estava com uma expectativa baixíssima em relação a este filme, então não é surpresa que ele me supreendeu. Mesmo assim, principalmente em termos de roteiro e desenvolvimento de personagens, é inferior aos dois primeiros dirigidos por Sam Raimi. Tem, entretanto, seus pontos positivos, com uma aproximação maior aos quadrinhos em relação a vários pontos (e afastamento em alguns outros). Apesar das cenas de luta serem bem fracas (tirando o combate final), visualmente as cenas dele se balançando pelas ruas de Nova York com suas teias, e a presença da linda Emma Stone, fazem valer o filme.

99. filme o espetacular homem-aranha

14/07/2012 - Apenas Uma Noite (Last Night, 2010, EUA/França), no CIC. - Um filme que mistura drama e romance ao enfocar temas como amor, relacionamentos, sentimentos e, sobretudo, traição. Um casal passa uma noite separado: ele em viagem de negócios, na companhia de uma colega de trabalho por quem sente atração; ela acaba se reencontrando com um antigo namorado cujo relacionamento ainda tem pontas soltas. Um filme interessante, que não julga e mantém um final aberto. Para se pensar em relacionamentos.

100. filme apenas uma noite

14/07/2012 - Beaufort (Beaufort, 2007, Israel), no CIC. - Filme de guerra e drama, que mostra os últimos dias da base militar no Castelo Beaufort, no Líbano, pelo exército israelense. Tenso desde o início (com muitas explosões e um constante clima de ameaça), o filme peca por não conseguir fazer nos empatizar com os seus personagens.

101. filme beaufort

15/07/2012 - Na Estrada (On The Road, 2012, França/Reino Unido/EUA/Brasil), no CBF. - Adaptação do livro homônimo de Jack Kerouac, mostra o personagem principal, alter-ego do autor, viajando pelas estradas atrás de Dean, um sujeito que é tão interessante quanto é babaca. O filme tem um clima interessante, com boas imagens e participações curtas mais do que excelentes, mas peca em mostrar seus personagens principais como apenas babacas perseguindo a próxima excitação. No final, o resultado é enfadonho e nem Kristen Stewart pelada consegue salvar o filme.

102. filme na estrada

16/07/2012 - Chernobyl (Chernobyl Diaries, 2012, EUA), no CIF. - Filme de terror que apesar de não seguir o formato "found footage/mockumentary", usa o seu estilo: produção barata, imagens ruins, atores idem, roteiro fraco e aposta no "não mostrar" para assustar. E, quando resolvem mostrar "o monstro", a coisa piora ainda mais. A história mostra seis turistas que se aventuram perto da usina nuclear de Chernobyl, interditada, e descobrem coisas assustadoras na cidade. Só é recomendado pra quem é muito fã de horror, não se incomodar com um roteiro que não faz sentido e não se incomodar com imagens e sons ruins. Em suma, se você é normal, fuja como fugiria de uma cidade radioativa.

103. filme chernobyl

28/07/2012 - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012, EUA/Reino Unido), no CIF. - Filme que completa a trilogia de Batman por Christopher Nolan, é simplesmente . É o filme com mais "HQ feeling" da trilogia e não supera o filme anterior, mas por muito pouco. Apesar de ter mais de duas horas e meia de filme, o ritmo é tão alucinante que você quase não sente o tempo passar. Fantástico é pouco pra definir.

104. filme batman o cavaleiro das trevas ressurge

29/07/2012 - Valente (Brave, 2012, EUA), no CBF. - Nova animação da Pixar, que por causa disso, causa muita expectativa. Que não é atingida, apesar de ainda ser um bom filme. Valente é a animação "mais Disney" da Pixar, com direito a cantorias desnecessárias (e pra mim, chatas). Na história, uma princesa não se conforma com seu casamento arranjado e tenta mudar o seu destino. Um filme simpático, mas não muito marcante.

105. filme valente

04/08/2012 - O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What to Expect When You're Expecting, 2012, EUA), no CBF. - Comédia romântica girando em torno do tema maternidade/paternidade. Baseado num livro de autoajuda, o filme acompanha várias histórias/casais, que no final descobrimos estarem entrelaçados de alguma forma. Uma tentativa mal sucedida de repetir a fórmula de Ele não está tão a fim de você, com piadas menos engraçadas e personagens mal desenvolvidos, tirando um e outro. Ou seja, não espere demais do filme.

106. filme o que esperar quando você está esperando

05/08/2012 - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012, EUA/Reino Unido), no CBF. - Sim, o filme é bom e vale a pena ser revisto. Apesar das pequenas falhas de roteiro, ainda assim é espetacular.

107. filme batman o cavaleiro das trevas ressurge

11/08/2012 - A Guerra dos Botões (La Guerre Des Boutons, 2011, França), no CBF. - Ótimo filme francês infantil, mas que também agradará adultos com saudosismo do tempo de criança. Num vilarejo francês dos anos 60, o líder do grupo de crianças começa a crescer e enfrentar os problemas que o início da adolescência traz, ao mesmo tempo em que ele e sua "gangue" "defendem" a aldeia dos meninos da aldeia vizinha rival. Um filme inocente, leve, que se foca no carisma dos seus personagens infantis (em ótimas atuações) e deixa de lado algumas questões mais espinhosas que aborda de leve.

108. filme a guerra dos botões

11/08/2012 - À Beira do Caminho (À Beira do Caminho, 2012, Brasil), no CBF. - Um road movie embalado pelas canções de Roberto Carlos. Brega? Com certeza, mas não se esqueça que sentimentos transbordando sempre é brega. E assumindo a sua "breguice", o filme se desenvolve muito bem. E apesar de seguir os clichês do gênero, ele é extremamente eficiente e eficaz no que se propõe, tanto em termos narrativos quanto de técnica. A história acompanha o caminhoneiro João, que tem a vida mudada ao se encontrar com o menino Duda, que está em busca de seu pai. Nesta busca, a vida de ambos mudará e como de praxe nesse gênero, eles finalmente encontram um caminho.

109. filme à beira do caminho

12/08/2012 - Clube da Luta (Fight Club, 1999, EUA/Alemanha), no PS3. - Um clássico anárquico de David Fincher, o filme continua tão atual em sua corrosiva acidez e crítica social quanto na época do seu lançamento. O Blu-ray versão comemorativa de dez anos tem uma imagem tão límpida que encanta. Na história, um trabalhador de escritório com problemas de insônia e um anárquico fazedor de sabão fundam um clube onde os participantes lutam apenas pelo prazer da coisa. E isso é o estopim de uma revolução.

110. filme clube da luta

15/08/2012 - Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, 2012, EUA/Canadá), no PS3. - Esse filme é um verdadeiro orgasmo nerd, sem contar a técnica, maravilhosa. A estética video-game, a história não linear, as referências nerd e as metáforas do filme, não são, entretanto, do gosto de qualquer um. O Blu-ray com a versão estendida e os comentários de Zack Snyder é impecável. Meu post sobre o filme aqui.

111. filme sucker punch - mundo surreal

18/08/2012 - Titeuf (Titeuf, le Film, 2011, França), no CBF. - Animação voltada ao público infanto-juvenil, mas que também pode agradar a adultos, devido a inspirações/influências humorísticas de Simpsons (o personagem principal e seu melhor amigo lembram um pouco Bart e Millhouse) e com pegadas filosóficas leves como de Calvin e Haroldo. Simpático.

112. filme titeuf

18/08/2012 - A Filha do Pai (La Fille du Puisatier, 2011, França), no CBF. - Filme com ritmo teatral, com pouca movimentação de câmera, com diálogos bem formais, mas cujo conteúdo é mesmo de um romance açucarado (até mesmo melodramático para os padrões atuais). Exibe cenários exuberantes, mas que não são bem explorados, o que ajuda ainda mais a impressão de "peça de teatro filmada". Na história, na época da primeira guerra mundial, uma jovem francesa do campo conhece e se apaixona pelo filho do dono da mercearia (o burguês da época). Desse encontro, se seguirão desencontros, choros, família e honra. Destaque para Daniel Auteuil no papel do pai que dá o título ao filme, em uma excelente atuação.

113. filme a filha do pai

18/08/2012 - A Vida vai Melhorar (Une Vie Meilleure, 2011, França), no CBF. - Drama pesado, focando na vida de imigrantes e pessoas a margem da sociedade na França. Na história, rapaz francês conhece moça imigrante com filho, eles se juntam e tentam abrir um negócio. Quando as coisas dão errado, elas dão muito errado e todo o sonho deles desaba. O ritmo do filme é meio lento e arrastado, e não ajuda o fato do personagem principal não ser fácil de simpatizar por causa de sua burrice (o que ajuda é o fato de seus problemas com dinheiro serem universais a ponto de quase todos se identificarem um pouco).

114. filme a vida vai melhorar

19/08/2012 - O Vingador do Futuro (Total Recall, 2012, EUA/Canadá), no CBF. - Refilmagem da clássica ficção científica estrelada por Schwarzenegger. Ação praticamente ininterrupta, faz com que o desenvolvimento dos personagens e da trama fique em segundo plano. Se você não conhece o original, é possível gostar deste novo filme (a ação é bem bacana, mas para por aí). Mas prefira o original.

115. filme o vingador do futuro

19/08/2012 - Um Divã para Dois (Hope Springs, 2012, EUA), no CBF. - Um ótimo exemplo de como o trailer engana. Pelo trailer, é uma comédia romântica da terceira idade. No filme, tire praticamente todo o humor e substitua por um drama arrastado e pesado, com várias pontas de atores/atrizes famosos, mas sem peso na trama. Filme focado nos dramas da terceira idade, e só é palatável se você gostar de ver a cara de emburrado de Tommy Lee Jones e Meryl Streep quase sempre a beira de um ataque de choro. Na história, um casal tenta se reaproximar indo a um retiro terapêutico.

116. filme um divã para dois

19/08/2012 - 360 (360, 2011, Reino Unido /Áustria/França/Brasil), no CBF. - Diversos personagens e diversas histórias que se entrelaçam. O 360 do título, que evoca a ideia de volta completa, não significa que os personagens não saiam do lugar, mas sim que as várias histórias se encadeiam e que no fim, voltam para a primeira. Filme mediano, que tem uns bons momentos, mas que é bem irregular na construção de suas histórias.

117. filme 360

20/08/2012 - Intocáveis (Intouchables, 2011, França), no CBF. - Excelente filme feel good, com o drama baseado em fatos reais, da amizade de um milionário tetraplégico com o seu "enfermeiro" pobre filho de imigrantes. Apesar do tema, que poderia ter rendido um drama pesado, o filme é leve e aposta na comédia ao construir o relacionamento entre os dois personagens. A atuação e a química entre François Cluzet e Omar Sy é excelente e o ponto alto do filme. Não à toa, desbancou o filme da Amélie Poulain como o filme francês mais visto no mundo.

118. filme intocáveis

25/08/2012 - Marighella (Marighella, 2012, Brasil), no CIC. - Documentário sobre Carlos Marighella, que foi um líder comunista e considerado o "inimigo público nr. 1" da ditadura. Apesar do tema, é um documentário bem convencional, com passagens um pouco monótonas até.

119. filme marighella

25/08/2012 - Headhunters (Hodejegerne, 2011, Noruega/Alemanha), no CIC. - Ótimo thriller sobre um caçador de talentos (headhunter) que para "incrementar" a renda (e pagar por luxos para a sua deslumbrante mulher), rouba pinturas de seus clientes. Quando ele rouba um novo cliente e sua mulher é envolvida, as coisas começam a dar tudo errado. Apesar da reviravolta final ser um pouco fraca, o filme consegue manter um bom ritmo de suspense e ação. O maior destaque do elenco é a presença de Nikolaj Coster-Waldau como vilão, que é conhecido de quem assiste Game of Thrones

120. filme headhunters

26/08/2012 - O Ditador (The Dictator, 2012, EUA), no CBF. - Comédias politicamente incorretas e engraçadas são raras atualmente. Felizmente, este filme é uma exceção. Na trama, um ditador de um país fictício da África vai discursar na ONU em Nova York, mas é trocado por um sósia. Irreverente e sem medo de cutucar o status quo americano, rende boas risadas.

121. filme o ditador

02/09/2012 - Os Mercenários 2 (The Expendables 2, 2012, EUA), no CBF. - Um filme em que em momento algum se leva a sério. E por isso mesmo, muito divertido. Apenas um monte de brucutus explodindo coisas e matando pessoas. Ação e comédia com muita testosterona. Bem melhor do que o primeiro.

122. filme os mercenários 2

05/09/2012 - Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Seeking a Friend for the End of the World, 2012, EUA/Singapura/Malásia/Indonésia), no CIF. - Comédia romântica dramática que tem no drama o lado mais pesado desse triângulo de gêneros, e cuja comédia (de peso bem menor) se baseia mais em humor negro e ironia. O que esperar também de um filme cuja premissa envolve a destruição iminente da Terra por um gigantesco meteoro? É como uma versão mais leve e focada apenas em dois personagens, do dramalhão Impacto Profundo. Mesmo assim, ainda é bastante triste.

123. filme procura-se um amigo para o fim do mundo

07/09/2012 - Totalmente Inocentes (Totalmente Inocentes, 2012, Brasil), no CBF. - Comédia-paródia de filmes brasileiros de favela, frequentemente citando Cidade de Deus e Tropa de Elite. Entretanto, nem de longe é bom como os filmes originais. De fato, o filme é caricato, exagerado e pecado para uma comédia: pouquíssimo engraçado. Se filme brasileiro tem fama de ser ruim, este não ajuda em nada a desmanchar essa má fama.

124. filme totalmente inocentes

07/09/2012 - O Legado Bourne (The Bourne Legacy, 2012, EUA), no CBF. - Apesar do roteiro ser meio fraco, é um bom filme de ação. Desta vez, o programa de super espiões lida com as consequências dos três primeiros filmes de Jason Bourne, tentando eliminar rastros de suas atividades, o que inclui o novo agente interpretado por Jeremy Renner. Nada satisfeito, ele busca um meio de tornar as suas super habilidades permanentes. Não se compara com a trilogia original, mas dá pro gasto.

125. filme o legado bourne

08/09/2012 - Tudo que Eu Amo (Wszystko, co kocham, 2009, Polônia), no CIC. - Drama adolescente que mostra as rebeldias e primeiras vezes desta fase, conectadas ao contexto histórico do comunismo polonês, numa época em que o status quo começa, se não a mudar, a ser questionado. Se não fosse pelo contexto histórico, que traça interessantes paralelos com a vida do adolescente protagonista do filme e sua banda que toca uma música proibida num festival escolar, seria mais monótono do que já é.

126. filme tudo que eu amo

08/09/2012 - Fausto (Faust, 2011, Rússia), no CIC. - Visualmente incrível, este Fausto é um filme surreal e cheio de simbolismos. Reinterpreta o épico Fausto de Goethe, em que o doutor que dá nome à obra faz um pacto com um demônio. No filme, por causa do amor carnal de uma jovem. Aliás, o aspecto "corpo" é o que move o filme, ao contrário da obra original, que não foca tanto assim na carne. A fotografia é o forte do filme, mas ele se torna arrastado no terço final. Não é um filme pra ver levianamente numa sessão da tarde, e possivelmente requere ser visto duas vezes para melhor entendê-lo, tornando-o de difícil digestão.

127. filme fausto

08/09/2012 - O Moinho e a Cruz (The Mill and the Cross, 2011, Polônia/Suécia), no CIC. - Incrível visualmente, este filme imagina a história por trás de uma famosa pintura. Intrigante, com bons roteiros e interpretações, o filme deveria ser visto por todos aqueles que se dizem apreciadores de cinema e arte. Considero-o tão bom que foi o filme que me fez sair do hiato de textos sobre filmes de mais de quatro meses. Meu post sobre o filme aqui.

128. filme o moinho e a cruz

08/09/2012 - 13 Assassinos (Jiusan-nin no shikaku, 2010, Japão/Reino Unido), no CIC. - Filme de samurais que une uma estética meio gore, sem poupar violência visual e sangue, com o típico enredo samurai, envolvendo a honra do guerreiro acima de tudo. Na trama, o meio-irmão do Shogun (chefe militar e político do Shogunato, um dos regimes vividos no Japão feudal) é um verdadeiro psicopata, cometendo atrocidades gratuitas contra a população. Sem meios de fazer justiça pelas vias oficiais, é encarregado a um grupo para assassiná-lo, sendo no início 12 samurais (e posteriormente, um andarilho se junta a eles). Muito bom, recomendadíssimo. Se gostar de histórias de samurais, então, é obrigatório.

129. filme 13 assassinos

13/09/2012 - Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter, 2012, EUA), no CIF. - Nesta reinvenção da história do famoso presidente americano, ele é um caçador de vampiros e sua campanha pela libertação dos escravos se torna também uma campanha contra os vampiros, já que os escravos seriam um farto rebanho para os chupadores de sangue. O filme é de ação genérica e consegue ser empolgante, mesmo com os exageros nas cenas de ação, na primeira metade do filme, enquanto o personagem ainda não é presidente. Mas na metade final do filme, com Lincoln já presidente, a ação caricata dá uma folga (afinal o presidente não sai ele mesmo chutando bundas) e perde-se toda a graça.

130. filme abraham lincoln caçador de vampiros

22/09/2012 - Resident Evil 5 - Retribuição (Resident Evil: Retribution, 2012, Alemanha/Canadá), no CBF. - O mais novo filme de zumbis (!?) da "saga" Resident Evil é decepcionante. O 3D é usado de maneira inferior em relação ao filme anterior, novos elementos que apareceram nos games são simplesmente jogados a esmo na trama, e personagens antigos e já mortos retornam fazendo pontas como agentes clonados e outros vivos (especialmente Wesker) mudam totalmente de personalidade e tom. Aliás, é um filme todo saudosista da série, já que nas simulações dentro do grande complexo da Umbrella revivemos cenários já visitados em outros filmes. Nem mesmo os fãs da série (já que me considero um, que gosto bastante do terceiro e quarto filmes) devem achar esse saudosismo necessário ou interessante. Este é um dos mais galhofas da série de filmes e se continuar pelo mesmo caminho (já que no final há o tradicional gancho para o próximo), eu tenho medo. Não dos zumbis, mas da qualidade mesmo.

131. filme resident evil 5 retribuição

22/09/2012 - Dredd (Dredd, 2012, Reino Unido/EUA/Índia), no CBF. - Um excelente exemplo de como um filme pode ter um conceito simples e ser ótimo. A trama, simples, acompanha o juiz Dredd em companhia de uma nova juíza em treinamento enquanto eles ficam presos em um edifício gigantesco dominado por uma gangue. Muita violência e ação de primeira. Uso do 3D de maneira orgânica e muito bem pensada, com fins narrativos específicos e não apenas firulas visuais gratuitas. Um excelente filme. Violento, sanguinário e com muita ação.

132. filme dredd

23/09/2012 - O Gato do Rabino (Le Chat du Rabbin, 2011, França/Áustria), no CIC. - Uma simpática animação convencional sobre um gato que depois de comer um papagaio, começa a falar. Tendo como dona a filha do rabino, o gato passa por diversas aventuras, que servem para mostrar a cultura judaica. Apesar de simpática, a animação é voltada para o público adulto (não que as crianças não possam apreciá-lo), mas ele tem reflexões sobre religião e a humanidade que os pequenos não entenderão, além de referências interessantes (destaque para o "Timtim" que a trupe encontra no meio do deserto). O filme é episódico e tem como estrutura alguns arcos de história, que não fluem tão bem assim, deixando uma impressão de colcha de retalhos e não um filme coeso.

133. filme o gato do rabino

25/09/2012 - Ted (Ted, 2012, EUA), no CIF. - Sem dúvida, uma das melhores comédias há muito tempo. Anárquica e politicamente incorreta, é um filme surpreendentemente bom. Apesar de sua estrutura quase episódica, como sketches de programas cômicos, consegue ser coerente e muitíssimo engraçado. Na trama, um urso de pelúcia magicamente ganha vida e ele acompanha o garoto solitário até se tornar um adulto nada responsável. Tem o mesmo humor ácido de Family Guy, a série mais notória criada pelo (agora também) diretor de cinema Seth MacFarlane.

134. filme ted

04/10/2012 - Looper - Assassinos do Futuro (Looper, 2012, EUA/China), no CIF. - Ficções científicas envolvendo viagens no tempo são difíceis de serem bem feitas, geralmente deixando muitos furos e coisas inexplicadas. Este é o caso deste filme, que tem uma premissa já um tanto forçada: como no futuro é difícl se livrar dos corpos, a máfia usa viagem no tempo para enviar os seus condenados no tempo para serem mortos no passado. Quando um dos assassinos do passado termina seus trabalhos, a ele é enviado o seu 'eu do futuro' para ser morto. A ideia poderia render um bom filme de ficção, mas a trama deixa de lado esses elementos mais fantásticos para se concentrar na ação, mas sobretudo, nos personagens e nos dramas. Se você não se importar em furos de lógica, mas se deixar levar pela emoção, é um filme razoável.

135. filme looper

12/10/2012 - Os Infratores (Lawless, 2012, EUA), no CBF. - Drama com ação que se passa na época da lei seca americana, o filme mostra a trajetória de três irmãos que fabricavam e contrabandeavam bebidas alcoólicas, e seus relacionamentos com gângsters. Baseado num livro que conta uma história real, o filme é violento e realista. Tem alguns problemas de ritmo e de roteiro, mas nada que atrapalhe muito.

136. filme os infratores

12/10/2012 - Polissia (Polisse, 2011, França), no CIC. - Filme que retrata o dia a dia da brigada da infância da polícia francesa, que investiga casos contra crianças, como abusos e violência infantil. O filme, que não tem uma linha de história, mas que é como se fossem pequenos contos (cada caso seria um), foca não só nos casos de violência, mas também nas relações entre os policiais que fazem parte do departamento e de como o trabalho (duríssimo psicologicamente), os afeta. Usando um tom quase documental, o filme é um daqueles dramas que não te fazem sentir nada bem, mas que são ótimos justamente por isso.

137. filme polissia

14/10/2012 - La Vida Útil - Um Conto de Cinema (La Vida Util, 2012, EUA), no CIC. - Um pequeno drama em forma de filme, é quase um média metragem. Na trama, um funcionário da cinemateca de Montevidéu (Uruguai), passa por problemas junto com seu empregador. O filme é uma grande homenagem ao cinema, sendo filmado simulando antigas produções, em preto e branco e com relação de aspecto 4:3, quase quadrado, além do figurino, dos diálogos e da movimentação de câmera (ou falta dela, quase sempre estática e com close nos personagens) seguirem padrões antigos. Poderia até ser um filme de época, se não deixasse de mostrar alguém falando ao celular no fundo ou mencionar projeção digital. Vale assistir pra quem é apaixonado por cinema.

138. filme la vida útil um conto de cinema

14/10/2012 - E Se Vivêssemos Todos Juntos? (Et Si On Vivait Tous Ensemble?, 2011, França/Alemanha), no CIC. - Dramédia que puxa mais para o drama, sobre um grupo de amigos que, idosos, decidem morar todos juntos para ajudar a um deles com a sua doença. Um filme sensível e que retrata de maneira leve e divertida a vida dos idosos na França, mesmo abordando temas como morte com dignidade, doenças, solidão e sexualidade ("Não somos anjos", diz uma personagem a um jovem). Com excelentes atuações e personagens cativantes, é um ótimo filme, mesmo que a cena final seja um tanto clichê.

139. filme e se vivêssemos todos juntos?

14/10/2012 - A Tentação (The Ledge, 2011, EUA/Alemanha), no CIC. - Interessante drama que mostra o porquê de um homem se encontrar no parapeito de um edifício, à beira da morte. A princípio o tema é muito parecido com o filme À Beira do Abismo (no original, Man on a Ledge), mas enquanto este se mostra um filme de ação, A Tentação é um drama de personagens. Cheio de discussões sobre religião, o filme é contado em flashback. E mesmo que já saibamos o destino do personagem, no alto do prédio, a tensão da narrativa é cativante. Um filme intimista, com ótimas atuações e muito bem feito. Excelente.

140. filme a tentação

17/10/2012 - A Entidade (Sinister, 2012, EUA), no CIF. - Filme de terror sobrenatural razoável, que consegue manter uma tensão interessante, mesmo que o final seja bem previsível. Na trama, um escritor se muda para a casa onde aconteceu um crime que ele pretende investigar para seu novo livro. Ele acaba encontrando velhos filmes que mostrarão a ele não só o crime em questão, mas muitos outros.

141. filme a entidade

21/10/2012 - A Arte de Amar (L'Art d'Aimer, 2011, França), no CBF. - Simpática e ótima comédia romântica, que tem um excelente humor com toques de romance simpáticos e nada enjoativos. São vários contos, abordando de maneira leve e bem humorada os problemas e nuances do amor e dos relacionamentos. Um excelente e divertido filme, que lhe ajudará a ganhar pontos com a patroa e também lhe divertirá. Recomendadíssimo.

142. filme a arte de amar

21/10/2012 - O Contestado - Restos Mortais (O Contestado - Restos Mortais, 2012, Brasil), no CBF. - Um documentário que, a princípio, parece ter um cerne estapafúrdio: a de investigar a Guerra do Contestado usando médiuns incorporando pessoas presentes naquela guerra. A premissa, absurda, não passa de um marketing muito mal feito, pois o documentário é interessante, reunindo depoimentos de historiadores e especialistas, assim como descendentes de pessoas que viveram o conflito. Felizmente o "aspecto sobrenatural" não é o principal da narrativa, servindo como uma ilustração dos outros depoimentos, assim como outros recursos mais interessantes, como pequenas animações. Meu post sobre o filme aqui.

143. filme o contestado restos mortais

27/10/2012 - 007 - Operação Skyfall (Skyfall, 2012, Reino Unido/EUA), no CBF. - Um ótimo 007, com boa ação e com uma aura de saudosismo, como uma volta às origens da franquia. De certa maneira, é um filme que preza o jeito antigo de se fazer as coisas, com a tecnologia sendo usada pelo vilão e o herói recorrendo a maneiras mais clássicas. Ainda perde pra Casino Royale (talvez o melhor absoluto) na minha opinião, mas por pouco.

144. filme skyfall

28/10/2012 - Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959, EUA), no PCA. - Como parte de uma celebração da glamurosa Marilyn Monroe, esse clássico da comédia foi exibido em filme 35mm no cinema. O termo clássico aqui não é frívolo: o filme se tornou realmente icônico, mantendo até hoje a sua graça e qualidade, sempre aparecendo em listas de melhores de todos os tempos. Na trama, dois músicos presenciam uma execução, e para fugir dos mafiosos, se travestem e entram para uma banda exclusiva de mulheres. Recomendadíssimo.

145. filme quanto mais quente melhor

02/11/2012 - Possessão (The Possession, 2012, EUA/Canadá), no CBF. - Terror sobrenatural que tem enormes falhas no roteiro, fora o fato de ser alardeado como "baseado em fatos reais", mas ser inverossímil até o pescoço. A impressão que fica é que o filme foi feito com um certo desleixo mesmo. Na trama, uma caixa de madeira contendo um demônio é comprada numa venda de garagem e a filha do personagem principal acaba sendo possuída pelo demônio.

146. filme a possessão

02/11/2012 - Frankenweenie (Frankenweenie, 2012, EUA), no CBF. - Divertida animação que homenageia os filmes de terror antigos, com múmias, vampiros, etc. Fotografia muito boa, em preto e branco, visual sombrio ótimo, que leva a marca do seu diretor, Tim Burton, mas o 3D é dispensável. Na trama, um jovem rapaz revive seu cãozinho morto, à lá Frankenstein. O problema surge quando a sua técnica de reviver os mortos se espalha entre outras crianças. Um filme muito bacana.

147. filme frankenweenie

02/11/2012 - Elefante Branco (Elefante Blanco, 2012, Argentina/Espanha/França), no CBF. - Filme de favela argentino que acompanha dois padres em meio a pobreza e violência. Não tem uma história principal propriamente dita, acompanhando os padres por diversas situações. Ótima fotografia, com muitos planos longos acompanhando os personagens seguindo-os pelas costas, como uma testemunha colada. Infelizmente isso diminui um pouco a exposição dos trabalhos dos atores, que estão muito bem. E claro, tem Ricardo Darín, sempre ótimo.

148. filme elefante branco

10/11/2012 - 7 Dias em Havana (7 Días en La Habana, 2012, França/Espanha), no CIC. - 7 dias, 7 histórias, 7 diretores e uma cidade quase mítica no imaginário, capital de Cuba e que reúne todos os estereótipos (verdadeiros ou não) associados ao país: Havana. Esses são os ingredientes básicos deste filme, que de segunda a domingo, nos brinda com sete histórias, uma para cada dia da semana (e cada segmento dirigido por um diretor diferente). Muito bom. Meu post sobre o filme aqui.

149. filme 7 dias em havana

10/11/2012 - Rota Irlandesa (Route Irish, 2010, ReinoUnido/França/Itália/Bélgica/Espanha), no CIC. - Filme sobre um soldado cujo melhor amigo é morto em condições suspeitas e ele parte para investigação e vingança. A trama não tem nada de original, assim como o filme. Mas, como filme de ação genérico, consegue entreter um pouco (se você não ver o trailer, que entrega toda a graça). Meu post sobre o filme aqui.

150. filme rota irlandesa

11/11/2012 - Histeria (Hysteria, 2011, Reino Unido/França/Alemanha), no CBF. - Simpática comédia romântica que tem como fundo, a trama baseada em fatos reais, da invenção do vibrador elétrico. O filme tem seus bons momentos, sobretudo na comédia ligada ao inusitado fato da criação do vibrador. Mas quando se volta para o romance em si, cai na armadilha dos velhos clichês. Vale uma conferida. Meu post sobre o filme aqui.

151. filme histeria

11/11/2012 - Argo (Argo, 2012, EUA), no CBF. - Um dos melhores filmes do ano na minha opinião, mistura tensão e drama numa incrível história baseada em fatos reais. Na época da revolução iraniana em 1979, uma embaixada americana é invadida, mas um pequeno grupo consegue escapar e fica escondido na casa do embaixador canadense. Para resgatar esse pequeno grupo, a CIA monta a produção de um filme para servir como fachada para o agente que retirará o grupo do país. O único defeito do filme acontece no final, com uma correria que soa tão inverossímil quanto injustificada. Entretanto, nem isso consegue tirar o brilho do filme. Recomendadíssimo, especialmente pra quem gosta de cinema.

152. filme argo

17/11/2012 - O Monge (Le Moine, 2011, Espanha/França), no CIC. - Drama sobrenatural envolvendo fé, sexo e tentação. Narra a história de um órfão que se torna uma espécie de líder entre os monges da sua ordem, e sua queda tentado pelas forças demoníacas. Com jeito de filme antigo, abusando de fade-ins circulares, cenários pintados e com o sobrenatural sem efeitos especiais (atacando mais por sugestão do que por ação, como uma boa tentação deve ser), é um filme bem interessante.

153. filme o monge

17/11/2012 - Branco Como a Neve (Kar Beyaz, 2010, Turquia), no CIC. - Drama de ritmo lento e intimista, que foca no drama de alguns personagens de uma pequena aldeia no interior da Turquia, em especial de um jovem menino cujo pai é preso, a mãe é obrigada a trabalhar em outra vila e ele toma conta dos irmãos menores, vendendo uma espécie de iogurte, a beira da estrada. É um filme triste, mas muito bem realizado, com ótimas atuações. Recomendo, até para conhecer o cinema de um país tão distante do nosso, mas que mostra que certos dramas são inerentes e universais a natureza humana. Meu post sobre o filme aqui.

154. filme branco como a neve

24/11/2012 - As Palavras (The Words, 2012, EUA), no CBF. - Com histórias dentro de histórias (o que lembra a ideia de Inception, mas com histórias aninhadas), o filme não é tanto sobre literatura, sobre as palavras, mas sobre o que elas contam, as histórias em si. Apesar de várias pontas soltas (cujas explicações não fazem falta, como a personagem de Olivia Wilde), o filme é uma ode a arte de contar histórias. Com ótimas atuações, é um bom drama. Vale a pena dar uma conferida, apesar do seu ritmo que não deve agradar a todos.

155. filme as palavras

25/11/2012 - Laurence Anyways (Laurence Anyways, 2012, Canadá/França), no CIC. - O filme mostra uma história de amor com tons dramáticos. O fundo do romance é marcado pela transformação de Laurence, o personagem principal, que decide se transformar em mulher, passando a se vestir e portar como uma. Isso acaba causando problemas em seu relacionamento, que acompanharemos no filme por um período de dez anos. Apesar de ser um pouco longo demais (com mais de duas horas e meia de duração), é um ótimo filme. Recomendado. Meu post sobre o filme aqui.

156. filme laurence anyways

25/11/2012 - E Agora, Aonde Vamos? (Et Maintenant on va où?, 2011, França/Líbano/Egito/Itália), no CIC. - Filme que mistura em boas doses drama e comédia, mostrando o olhar feminino sobre conflitos religiosos e família no interior do Líbano. Na trama, uma pequena aldeia vive numa tensão entre católicos e muçulmanos, com os homens querendo sempre partir para a briga, enquanto as mulheres, unidas, fazem de tudo para evitar. Um ótimo filme, sem dúvida. Meu post sobre o filme aqui.

157. filme e agora, aonde vamos?

01/12/2012 - A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2, 2012, EUA), no EICC. - Comparado com os outros filmes da série, este final é até bom. Com os dramas românticos já todos resolvidos, o filme se foca na batalha iminente entre os Volturi e os vampiros amigos dos Cullen, por causa da filha da Bella, híbrida vampiro-humana. O filme tem bons méritos, apesar da história em si não ser diferente do padrão da série, cheia de absurdos (até mesmo para uma fantasia). Meu post sobre o filme aqui.

158. filme crepúsculo amanhecer parte 2

06/12/2012 - O Homem da Máfia (Killing Them Softly, 2012, EUA), no CIF. - Com um ritmo lento, baseado mais em diálogos do que em ação, o filme mostra um roubo numa sala de jogos da máfia e a investigação desta procurando os responsáveis. Os diálogos são geniais, e a tensão é construída aos poucos. O filme só peca um pouco ao ficar martelando toda a hora a sua relação com a crise econômica. Infelizmente, o filme é vendido de maneira errada, inclusive no trailer, como um filme de gângster com humor e ação (duas coisas que não são o foco dele e têm em pouca monta).

159. filme o homem da máfia

08/12/2012 - Um Alguém Apaixonado (Like Someone in Love, 2012, França/Japão), no CIC. - Eis um verdadeiro filme global: diretor iraniano, co-produção francesa/japonesa e passado no Japão. O filme trata sobre amor e relacionamentos, com o foco vagando entre os três personagens: a jovem moça que se prostitui, o velho professor que contrata os serviços da moça, e o noivo dela. O filme passeia entre diversas emoções, numa montanha-russa digna dos mais complicados relacionamentos. Sem dúvida, recomendadíssimo.

160. filme um alguém apaixonado

09/12/2012 - A Sombra do Inimigo (Alex Cross, 2012, EUA), no CBF. - Filme medíocre de mistério policial e ação. Cheia de clichês, a trama ainda sofre por ter personagens absolutamente dispensáveis e sem carisma nenhum. Um filme que se leva a sério demais, mesmo com personagens e situações caricaturais. Um desperdício. Meu post sobre o filme aqui.

161. filme a sombra do inimigo

09/12/2012 - A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012, EUA), no CBF. - Uma simpática animação natalina, feita especialmente para crianças. Os adultos também podem vê-la sem ter o cérebro derretido. Na história, o bicho-papão ressurge e um novo guardião das crianças, ao lado de Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos Dentes e Sandman irão enfrentá-lo. O filme só perde um pouco mesmo por seus personagens e situações refletirem mais a cultura americana (quem é que recebeu dinheiro por dentes de leite por aqui?) do que como símbolos globais.

162. filme a origem dos guardiões

13/12/2012 - A Última Casa da Rua (House at the End of the Street, 2012, EUA/Canadá), no CIF. - Supostamente um filme de terror, ele passa boa parte do tempo como um drama meio ruinzinho. Assim que há o plot twist, a coisa melhora, mas a história fica óbvia demais e cheia de clichês, com alguns eventuais sustos gratuitos. Jennifer Lawrence e Elizabeth Shue já tiveram momentos melhores.

163. filme a última casa da rua

15/12/2012 - Azul Profundo (Apnoia, 2010, Grécia), no CIC. - Interessante drama/romance quase todo em flashback, com uma lindíssima fotografia subaquática. Infelizmente, o ator que interpreta o protagonista é bem sem expressão. Um nadador profissional conhece uma ambientalista e a trama gira em torno do relacionamento conturbado dos dois. Um filme um tanto quanto triste.

164. filme azul profundo

15/12/2012 - Holy Motors (Holy Motors, 2012, França/Alemanha), no CIC. - Um filme conceitual em que o protagonista assume diversas identidades e passa por diversas histórias enquanto roda de limusine por Paris. Confuso e sem uma explicação (surrealismo puro), o filme tem seu charme, mas soa experimental demais para o meu gosto.

165. filme holy motors

22/12/2012 - O Impossível (The Impossible, 2012, Espanha/EUA), no CBF. - Baseado em uma história real de uma família que viveu o drama do tsunami de 2004 na Tailândia, o filme é um bom drama, com ótimas atuações e montagem excelente. Com bons efeitos especiais, é um filme que emociona sem ser pedante. Recomendado.

166. filme o impossível

22/12/2012 - A Negociação (Arbitrage, 2012, EUA), no CBF. - Filme que mistura drama, suspense policial e mundo corporativo. A trama até pode chamar a atenção (dono de fundo milionário quer fechar negócio com banco, ao mesmo tempo que tenta esconder seus feitos nada honestos e a relação com sua amante), mas os defeitos do filme são muito visíveis e pendem na balança. As atuações estão péssimas (Richard Gere está histérico, Tim Roth está cheio de clichês e Britt Marling faz uma filha de Gere muito ruim), além do roteiro estar apinhado de clichês, tanto na parte policial quanto no jogo de negócios. Fora que o filme demora um pouco até engrenar, o que acontece só depois de uns 20 minutos de projeção.

167. filme a negociação

25/12/2012 - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey, 2012, EUA/Nova Zelândia), no CIF. - A origem das histórias envolvendo hobbits de Tolkien, com as aventuras de Bilbo. Assisti na tecnologia de 48 quadros por segundo, e é visualmente incrível. A história é visivelmente alongada, com muitas referências que só fãs de Tolkien apreciarão. É como uma versão extendida para cinema. Essa "enrolação" por um lado é até boa, já que dá tempo no início do filme para nos acostumarmos a ver o cinema de maneira diferente, com os 48 fps. Eu, que não li o livro, fiquei empolgadíssimo, mesmo com os defeitos do roteiro.

168. filme o hobbit uma jornada inesperada

26/12/2012 - As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012, EUA/China), no CIF. - Drama fantasioso e fantástico, visualmente deslumbrante e com um roteiro que beira o surreal. Conta a história de Pi, que sobreviveu ao naufrágio do navio que levaria ele, sua família e os animais do seu zoológico, da Índia ao Canadá. No bote, além dele, o tigre do zoológico também sobreviveu. Uma fábula de fantasia sobre imaginação e o poder das histórias.

169. filme as aventuras de pi


* CIF - Cinesystem Iguatemi Florianópolis
* PCA - Paradigma Cine Arte
* LPC - Locadora do Paulo Coelho.
* CBF - Cinespaço Beiramar Florianópolis
* CIC - Centro Integrado de Cultura de Florianópolis.
* EICC - Espaço Itaú Cinemas - Curitiba Crystal.
* PS3 - Disco Bluray no PS3.

Nenhum comentário: