Como falar sobre pretensão salarial - by Max Gehringer

2008-12-16 12:13 AM by Andarilho

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/12/2008, sobre como falar sobre pretensão salarial numa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*************************************************************************

pretensão salarial salário
Como falar sobre pretensão salarial

"Quando um entrevistador pergunta: 'Qual é a sua expectativa salarial?', o que ele está avaliando", deseja saber uma ouvinte.

3 coisas.

Em primeiro lugar, ele está avaliando a sua capacidade para entender o sentido da palavra expectativa. Que não significa quanto você quer ganhar, mas quanto você espera ganhar. A mesma coisa vale também para outra palavra muito usada em entrevistas: pretensão.

Em segundo lugar, o entrevistador irá avaliar o quanto você se informou sobre as faixas salariais do mercado de trabalho. Ou lendo pesquisas em jornais e sites, ou o que seria mais indicado, perguntando para alguém que já desempenha uma função igual num tipo de empresa semelhante.

E em terceiro lugar, o entrevistador vai avaliar se o que você espera ganhar está dentro dos limites do que a empresa pode pagar pela função. Por isso, é recomendável responder dando uma faixa, e não um único número.

A resposta então seria: "espero ganhar entre 1000 e 1300 reais, se isso estiver de acordo com a política da empresa". Sendo que o número mais baixo deve ser o mínimo que você aceitaria. E o valor mais alto deve ser no máximo, 30% maior do que o valor mais baixo. Mais do que isso, iria parecer um chute.

E se o entrevistador disser que a sua expectativa está acima do que a empresa pode pagar? Aí, em vez de responder, o melhor é perguntar: a empresa oferece boas oportunidades de carreira? Dependendo do que o entrevistador responder, talvez valha a pena começar com um salário um pouco menor que o pretendido.

E se a nossa ouvinte estiver empregada e a proposta for para ganhar menos do que ela ganha atualmente? Nesse caso, ela precisa entender a diferença entre salário e pacote de remuneração. Existem empresas que oferecem vários benefícios, como convênio médico extensivo à família, convênio odontológico e custeio de parte dos estudos. E existem empresas que não oferecem nada, além do que a lei manda. Portanto, a expectativa deve estar baseada no todo e não apenas no salário, que é uma parte do todo.

Como se vê, definir expectativa e pretensão, é uma questão de matemática e não de português.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

  1. Ana P. said...

    Se a Caixa tivesse me perguntado qual seria minha pretensão salarial, minha resposta seria o que eu ganho hoje em dia.

    Mas perceba, cinco anos se passaram, e eu acho que poderia ganhar mais, mas daí, vai do meu mérito tb, pq já tive oportunidades para crescer na empresa [como sei que terei futuramente], mas meu vacilo é sempre mto grande, e eu ainda acho que não sou capaz.

    Difícil. Por mim, minha expectativa é de ganhar 50 mil por mês! AUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

  2. TMM said...

    Obrigado pela dica, Max. Fiquei feliz em saber que minha opinião a respeito do assunto condiz com a sua. Na verdade, sigo maioria de suas dicas.

  3. Andarilho said...

    TMM, só pra esclarecer, esse blog não é do Max, é só de um fã tb.

Blog Widget by LinkWithin