2009-10-12

O que fazer para dobrar o salário? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/10/2009, sobre os aumentos de salário ao longo da carreira. Lembrando que esses dias houve outro comentário sobre como o funcionário pode demonstrar que merece um aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que fazer para dobrar o salário?

aumento de salário
"O que eu preciso fazer para daqui a 5 anos, ganhar o dobro do que eu ganho hoje?", indaga um ouvinte.

Eu esticaria a pergunta: "Quantas vezes na carreira, um profissional irá conseguir dobrar o seu salário?"

Há várias maneiras de alguém acompanhar a sua evolução salarial através dos anos: transformar o salário em dólares, por exemplo, ou corrigi-lo pela taxa de inflação. Mas a maneira mais prática é usar como base o salário mínimo. Partindo de um salário normal, para um início de carreira, o equivalente a dois salários mínimos, a resposta seria: meia dúzia de vezes.

Quem chegar a ganhar o equivalente a 60 salários mínimos por mês, ingressará num restrito clube de privilegiados. Só um, em cada dois mil profissionais, chegará lá. Já quem chegar a 30 salários mínimos, dobrará o salário 5 vezes na carreira. Um em cada mil profissionais atingirá esse patamar.

Como o mercado de trabalho ensina, a primeira dobrada de salário não é tão difícil. De cada dez trabalhadores que começam com 2 salários mínimos, sete irão algum dia, ganhar o dobro. Mas, a cada uma dessas viradas, a malha da peneira vai ficando mais fina. O nosso ouvinte corretamente relacionou a evolução salarial ao fator tempo. Nesse caso, a resposta depende do ponto em que ele se encontra.

A primeira dobrada pode ocorrer de uma só vez. Quem ganha mil reais, pode, numa tacada, pular para dois mil. Já saltar de 2 para 4 mil, é um pouco mais complicado, mas ainda possível. Pular de uma vez, de 8 para 16 mil, será tão difícil quanto cortar um mosquito voando com uma tesourada. E pular de 16 para 32 mil, seria como cortar um mosquito ao meio, mas com os olhos fechados.

Há uma série de providências que resultam em aumentos salariais. Estar atualizado, ter um ótimo marketing pessoal, e principalmente conseguir resultados consistentes de curto prazo.

Mas há algo a ser considerado: no século 21, um profissional terá, em média, 8 empregos numa carreira de 30 anos. E os pulos salariais acontecerão mais nas mudanças de emprego do que nas promoções internas. No século 21, será possível dobrar meia dúzia de vezes o salário, numa só empresa?

Possível, será. Mas serão bem maiores as chances do profissional nômade, com um sólido círculo de relacionamentos, com um radar para boas oportunidades, e com suficiente bom senso para decidir o momento certo de cada mudança.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Perdido disse...

Pensei que ele fosse mandar trabalhar o dobro!