2011-05-11

'Como devo analisar uma proposta de maior salário vinda de uma empresa nova?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/05/2011, sobre como analisar uma proposta de salário maior vinda de uma empresa iniciante.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como devo analisar uma proposta de maior salário vinda de uma empresa nova?'

dinheiro empresa
Um ouvinte que escreve na terceira pessoa pergunta: "Quando uma empresa que está iniciando suas atividades se propõe a pagar 50% a mais para contratar um profissional de uma grande empresa, o que ele deve levar em conta na avaliação da proposta?"

Vamos por partes. Primeiro, uma empresa que está começando precisa de profissionais que já tenham demonstrado que são bons no que fazem. Isso não quer dizer que os melhores profissionais estejam todos em grandes empresas. Quer dizer que estar em uma grande empresa proporciona mais visibilidade, por isso quem está, sempre é mais procurado.

Segundo, um profissional que está satisfeito numa grande empresa não mudaria para ganhar 20% a mais, em uma empresa da qual pouco ainda se sabe. Logo, a pequena empresa iniciante só vai conseguir contratar alguém bom se fizer uma oferta bastante generosa.

Até aí, tudo são flores. Agora é que vem o espinho. Não é incomum que uma empresa pequena faça a proposta pensando apenas no curto prazo. O profissional que vem para a empresa iniciante traz consigo seu conhecimento técnico, ou a sua agenda de potenciais clientes, ou a sua capacidade para montar uma área, ou tudo isso junto. Logo, nos seis primeiros meses, até que a empresa engrene no mercado, certamente o contratado vale o que vai ganhar.

Porém, a partir do momento em que a empresa estabiliza, esse profissional fica caro, porque já não tem mais muito a agregar. E a solução será substituí-lo por alguém que esteja na média salarial do mercado.

Não estou dizendo que isso ocorre em todos os casos, mas já ocorreu em muitos casos. A solução, respondendo ao ouvinte, é a empresa assinar um contrato que garanta dois ou três anos de estabilidade. Sem essa garantia, a mudança será uma loteria.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei as dicas, to pensando em mudar e isso vai me ajudar na decisao.