2012-01-18

Inglês é a língua do mundo dos negócios e da internet - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/01/2012, sobre o inglês como idioma no mundo dos negócios.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Inglês é a língua do mundo dos negócios e da internet

ponto de interrogação

Um ouvinte escreve: "Tenho 32 anos e participei de um processo de seleção numa empresa de grande porte. Tenho certeza de que eu possuía os requisitos necessários para o cargo oferecido, por já ter acumulado cinco anos de experiência na área. O que me deixou meio sem rumo é que nem tive a oportunidade de demonstrar meus conhecimentos, porque fui reprovado logo na primeira fase, no teste de inglês. Eu nunca usei o inglês em meu trabalho, e não acredito que usaria nessa empresa, que é brasileira e só atende o mercado interno. Como você me explicaria essa situação?"

De duas maneiras. A primeira é que o teste de inglês não deve ter sido o começo do processo. Antes disso, os candidatos tiveram os seus currículos avaliados e aqueles que reuniam a experiência e a escolaridade exigidas pelo cargo, seguiram adiante. Como nosso ouvinte mencionou que a empresa é de grande porte, muito provavelmente 80% dos interessados na vaga, ou até mais, foram eliminados já nessa peneirada prévia de currículos.

Aí sobraram os 20% que possuíam experiência prática e a empresa utilizou alguns filtros para reduzir ainda mais esse número. O inglês foi um desses filtros. Por fim, acabou sendo contratado um candidato que além de ter a experiência e a formação, também mostrou interesse em aprender coisas que iam além da função em si, como um idioma.

E o segundo motivo é que o inglês é a língua do mundo dos negócios e da internet. Com o Brasil crescendo economicamente, empresas nacionais de grande porte, que ainda não estabeleceram contato com parceiros no exterior, um dia irão fazê-lo. E essas empresas estão contratando pessoas que já estejam preparadas para esse dia.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: