2014-02-17

'Estou pensando em pedir a conta para participar de processos seletivos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/02/2014, com uma ouvinte que pensa em se demitir para participar de processos seletivos sem mentir que está saindo mais cedo para participar de entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou pensando em pedir a conta para participar de processos seletivos'

seleção de emprego

Uma ouvinte escreve: "Trabalho faz sete anos em uma empresa e já atingi nela o ponto máximo que poderia atingir. Não há mais para onde eu possa crescer dentro da área de especialização. Meu chefe direto é parente do dono e não quero trocar de área, porque me considero competente no que faço. Estou pensando em pedir a conta para poder me dedicar a participar de processos seletivos, sem precisar mentir para meu chefe que estou saindo mais cedo por problemas pessoais. Pergunto se em uma entrevista haverá algum problema em eu falar que me desliguei do emprego anterior por ética, para procurar com calma uma oportunidade melhor?"

Bom, esse é o tipo de explicação que faz todo sentido para quem fala, mas nem tanto para quem ouve. Entendo que você está levando em consideração o que julga ser uma questão ética. Mas tenha em mente que, se todas as empresas considerassem como falta de ética, um candidato vir a uma entrevista sem comunicar a empresa em que está trabalhando, e se fossem eliminados do processo todos aqueles que agissem assim, somente desempregados seriam contratados.

Logo, você está avaliando como falta de ética algo que nenhuma empresa está. E é por isso que a sua explicação não faz tanto sentido para um entrevistador.

Porém, se você se sente mesmo confiante de que o seu conhecimento técnico lhe garantirá uma vaga, vá em frente e peça a conta. Mas o meu conselho é que você procure outro emprego enquanto ainda estiver empregada. Este sim é um fator que tem um peso considerável nas contratações.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: