2016-02-02

'Empresa pode reduzir percentual da comissão de venda?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/02/2016, sobre como uma empresa não pode diminuir o percentual da comissão dos vendedores se isso afetar o valor que eles recebem.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresa pode reduzir percentual da comissão de venda?'

comissão de vendas

Um ouvinte escreve: "Sou vendedor e recebo um valor mensal fixo mais comissão sobre as vendas que faço. Surgiu um forte boato aqui na empresa de que o percentual da comissão será reduzido. Pergunto se a empresa pode fazer isso?"

A primeira resposta seria "não", mas existe uma brecha na legislação que pode dar margem a uma redução, mas somente se o vendedor não for prejudicado. Nesse caso, a empresa poderia reduzir o percentual, mas desde que o valor que você recebe não diminua.

Explicando melhor: se na média dos últimos seis meses você ganhou, por exemplo, 3 mil reais por mês em fixo mais comissões, o percentual da sua comissão pode ser reduzido se você continuar ganhando, no mínimo, os mesmos 3 mil.

Há casos em que o percentual da comissão diminui e o vendedor passa a ganhar mais do que ganhava, ou porque a região em que ele atua foi expandida, ou porque novos produtos foram introduzidos, ou porque algum sistema foi instalado pela empresa permitindo que o vendedor dobrasse o número de clientes atendidos. Em situações assim, o benefício é mútuo: a empresa passa a faturar mais e o vendedor, a ganhar mais.

Porém se o percentual for reduzido e isso implicar em redução do seu salário, aí não pode. E o boato que está correndo é só boato mesmo. Ou, se não for, você pode ir guardando seus recibos de pagamento e um dia contratar um advogado trabalhista que lhe auxiliará a mover uma ação pleiteando a diferença que você deixou de receber.

Mas eu não creio que isso irá acontecer, porque empresas são muito bem informadas sobre o que podem e o que não podem fazer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: