2017-03-24

'Era gestora aos 25 anos e sou assistente aos 40' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/03/2017, com uma ouvinte que deu uma derrapada na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Era gestora aos 25 anos e sou assistente aos 40'

falha carreira fail

Uma ouvinte escreve: "Estou chegando aos 40 anos e a minha carreira andou no sentido inverso. Aos 25 anos, eu era gestora de um setor, com doze subordinados diretos. Só que dali em diante, fui escorregando. Após um ano na função, perdi aquele emprego, aceitei outro em condições mais baixas de cargo e salário, perdi esse também, aceitei outro ainda menos relevante e hoje sou assistente administrativa em uma empresa de médio porte. Estou nela há três anos e ninguém mais parece ver em mim o potencial que outros viram há quinze anos. O que será que fiz de tão errado?"

Bom, primeiro, a chegada dos 40 costuma mesmo provocar esse tipo de reflexão sobre a carreira. Segundo, só posso deduzir que a sua primeira promoção tenha sido precipitada por parte da empresa. Isso acontece mais do que você imagina. A primeira chefia da carreira é um teste prático e alguns não passam.

Os empregos seguintes, que talvez você tenha aceito mais por necessidade do que por oportunidade, acabaram por determinar o nível hierárquico que o mercado de trabalho passou a ver em você e que prevalece hoje.

E quais seriam as suas opções, pensando nos próximos dez anos? Se você acredita que pode voltar a liderar equipes, pergunte ao seu supervisor o que você precisa fazer para merecer essa nova chance. Se você tiver iniciativa e coragem, pode tentar um negócio próprio. Se busca segurança, um concurso público. Só lhe sugiro não gastar muito tempo apenas pensando no que fazer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: