2017-03-30

'Não consegui ser aprovado em concursos e quero começar a carreira' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/03/2017, com um ouvinte que passou alguns anos tentando entrar em um concurso público, não conseguiu e agora quer iniciar sua carreira na iniciativa privada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Não consegui ser aprovado em concursos e quero começar a carreira'

início de carreira

Um ouvinte escreve: "Eu me formei em engenharia civil faz três anos. Depois de formado, decidi me dedicar somente a estudar para concursos públicos e não fui feliz. Prestei vários e não passei em nenhum. Agora, aos 26 anos, quero começar uma carreira em uma empresa privada, mas ainda não consegui nenhuma entrevista, apesar de ter enviado muitos currículos e me cadastrado em todos os sites de empregos. Pergunto: o que está me faltando para conseguir uma vaga?"

Experiência.

Imagine que você participe de um processo seletivo e que nele haja também um candidato com a mesma formação que você, mas já com três ou quatro anos de experiência prática. Ele ficará com a vaga.

Logo, você precisa adquirir experiência para poder competir. "Mas como?", você perguntaria. Candidatando-se a uma vaga técnica, e não de engenheiro. Nela, você acumularia conhecimento prático suficiente para pavimentar o início da sua carreira.

Tenha em mente que daqui em diante você irá ter uns quarenta anos de vida profissional. E isso se as regras da previdência não forem mexidas durante todo esse tempo.

Se você mostrar qualidades como técnico, é muito provável que a própria empresa que o contratar lhe proporcione uma oportunidade como engenheiro.

Um ano de prática como técnico pode lhe parecer muito tempo agora, mas não será daqui a dez anos, quando a sua carreira já estiver consolidada. E além disso, você terá uma bela história para inspirar outros jovens que também entrarem tardiamente no mercado de trabalho.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: